Patristica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVAUNESC/ FACULDADE SÃO GABRIEL
CURSO: BACHARELADO EM DIREITO
ALUNO: THIAGO DA COSTA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA E A HISTÓRIA DO DIREITO
PROFESSORA: FLÁVIA

CARACTERISTICAS DO PERIODODA FILOSOFIA PATRISTICA

TERESINA, 30 DE MARÇO DE 2011.
Filosofia patrística
(do século I ao século VII)

Inicia-se com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João e termina noséculo VIII, quando teve início a Filosofia medieval.

A patrística resultou do esforço feito pelos dois apóstolos intelectuais Paulo e João e pelos primeiros Padres da Igreja para conciliar a novareligião que era o Cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, pois somente com tal conciliação seria possível “convencer os pagãos da nova verdade e convertê-los a ela”. A Filosofiapatrística liga-se, portanto, à tarefa religiosa da “evangelização” e à defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos.

Divide-se em patrística grega ligadaà Igreja de Bizâncio e patrística latina ligada à Igreja de Roma e seus nomes mais importantes foram: Justino, Tertuliano, Atenágoras, Orígenes, Clemente, Eusébio, Santo Ambrósio, São GregórioNazianzo, São João Crisóstomo, Isidoro de Sevilha, Santo Agostinho, Beda e Boécio.

A patrística foi obrigada a “introduzir idéias desconhecidas” para os filósofos greco-romanos: a idéia de criação domundo, de pecado original, de Deus como trindade una, de encarnação e morte de Deus, de juízo final ou de fim dos tempos e ressurreição dos mortos, etc. Precisou também explicar como o mal pode existirno mundo, já que tudo foi criado por Deus, que é pura perfeição e bondade. Introduziu, sobretudo com Santo Agostinho e Boécio, a idéia de homem interior, isto é, da consciência moral e dolivre-arbítrio, pelo qual o homem se torna responsável pela existência do mal no mundo.

Para impor as idéias cristãs, os Padres da Igreja as transformaram em verdades reveladas por Deus através da Bíblia...
tracking img