Patrimonio liquido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Patrimônio das Empresas

Patrimônio: É um conjunto de elementos, com conteúdo econômicos, avaliáveis em moeda, pertencentes a uma entidade, que o explora ou o utiliza com um objetivo determinado.Os recursos utilizados pela empresa são provenientes de duas fontes básicas, capitais próprios e capitais alheios ou de terceiros.
Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido
As aplicações de recursos ouinvestimentos apresentados no ativo e as origens de recursos ou fontes de financiamento estão representadas pelo passivo e o patrimônio líquido.
Da diferença entre o ativo e o passivo resulta asituação líquida, que pode ser: positiva, nula ou negativa, a partir da equação que define o equilíbrio patrimonial:
ATIVO (A) = PASSIVO (P) + PATRIMÔNIO LIQUIDO (PL)
A situação líquida configura-se positivaquando o ativo for maior que o passivo. Neste caso, a soma dos valores ativos seria suficiente para saldar todas as obrigações.
Se o ativo for igual ao passivo, ocorre a situação líquida nula,visto como a soma dos valores ativos seria, a custo contábil, absorvida pelo montante das obrigações, não restando qualquer sobra para os donos.
Finalmente, ocorre a situação líquida negativa , quando oativo for inferior ao passivo. Nesse caso, se realizado todo o ativo, a valores contábeis, o produto seria insuficiente para saldar a totalidade das obrigações, restando ainda uma parte das dividas,denominado de passivo a descoberto.

O balanço patrimonial compreende os seguintes grupos de contas:

Serão classificados no ativo e no passivo circulante, respectivamente, os direitos e asobrigações cujos vencimentos estiverem compreendidos no decurso do exercício social subsequente a data do balanço.
2.1 Ativo Circulante:
Esse grupo contempla os investimentos circulantes, ou seja, asaplicações em disponibilidade financeiras( caixa, bancos) bem como os direitos de créditos sobre clientes e outros devedores por operações realizadas a prazo( contas a receber, duplicatas a receber) e...
tracking img