Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca

DISCIPLINA: CITOLOGIA, EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL.
PROFESSORA: JUÇARA M. R. CODÁ MIYAI
TURMA: 1º PERÍODO/2011.2

ADRIANA SILVESTRE
JOSÉ DAVID FANTIN
ALYSSON RUAN

PORTO VELHO – RO, 29 DE NOVEMBRO DE 2011
REPRODUÇAO E DESENVOLVIMENTO DAS AVES

INTRODUÇÃO:

DE TODOS OS ANIMAIS EXINTENTES, AS AVES SÃO AS MAIS CONHECIDAS, NÃO SÓPORQUE SÃO ATIVOS DURANTE O DIA, MAS TAMBÉM PORQUE SEU CANTO AINDA ATRAI MILHARES DE PESSOAS EM TODO O MUNDOE AINDA PELAS PLUMAGENS RICAS DE DETALHES QUE ENCANTAM OS NOSSOS OLHOS. AS LINGUAGENS SONORAS E VISUAIS, OS CANTOS E ESTÍMULOS VISUAIS NAS AVES TÊM FINALIDADES MÚLTIPLAS, POIS PERMITEM AO ANIMAL ANUNCIAR SUA PRESENÇA A OUTRO, SERVEM PARA INTIMIDAR E AFUGENTAR RIVAIS, PARA ATRAIR POSSÍVEISCOMPANHEIROS E PARA SINCRONIZAR SEUS RESPECTIVOS COMPROTAMENTOS REPRODUTORES.
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR AS AVES É QUE SEU DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO É PARECIDO COM O DOS RÉPTEIS E OS ESTÁGIOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO DAS AVES É SEMELHANTE AO DOS MAMÍFEROS.
POR OUTRO LADO OBSERVA-SE NOS RÉPTEIS E AVES A INDEPENDÊNCIA TOTAL DA ÁGUA PARA SEU DESENVOLVIMENTO GRAÇAS AOAPARECIMENTO DOS ANEXOS EMBRIONÁRIOS.
O OVO DAS AVES É DO TIPO TELOLÉCITO COMPLETO APRESENTANDO, PORTANTO, MÁXIMA QUNATIDADE DE VITELO, EM VIRTUDE DESSE FATO A SEGMENTAÇÃO SERÁ PARCIAL E LIMITADA A UMA PEQUENA REGIÃO, SITUADA NA PARTE SUPERIOR DA GEMA DENOMINADA CICATRÍCULA, NESTA REGIÃO É QUE O EMBRIÃO EVOLUI.
OVO DE GALINHA:

A REGIÃO APONTADA COMO LÁTEBRA, NO CENTRO DA GEMA,CONTITUI O LUGAR ONDE FICA INICIALMENTE O NÚCLEO. NA HORA DA FECUNDAÇÃO MUITOS ESPERMATOZÓIDES PODEM PENETRAR NO OVO, SENDO QUE APENAS UM PRÓ-NÚCLEO MASCULINO SE FUNDIRÁ AO PRÓ-NÚCLEO FEMININO. OS ESPERMATOZÓIDES QUE NÃO FECUNDARAM ACABAM POR DEGENERAR.
O OVO (GEMA), COMO PERCEBEMOS, É TELOLÉCITO APRESENTANDO GRANDE QUANTIDADE DE VITELO. É SOMENTE APÓS A FECUNDAÇÃO, QUANDO DA SUA PASAGEMPELO OVIDUTO, QUE A GEMA É ENVOLVIDA PELA CLARA, SECRETADA PELA PAREDE DO OVIDUTO. A CALAZA É UMA PORÇÃO DE CLARA (ALBÚMEN) MAIS DENSA,QUE ENVOLVE DIRETAMENTE A GEMA. O RESTO DA CLARA É MAIS FLUÍDO.
UMA PELÍCULA ESLÁSTICA É ACRESCENTADA AO REDOR DE TODA A CLARA. NA PORÇÃO FINAL DO OVIDUTO, É SECRETADA A CASCA DO MATERIAL, CALCÁREO, QUE ENVOLVE O RESTO. ENQUANTO TUDO ISSO ACONTECE, ASSEGMENTAÇÕES JÁ SE INICIARAM.
VITELO (GEMA) É UM TERMO MORFOLÓGICO QUE SERVE PARA INDICAR A QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIAS NUTRITIVAS PRESENTES NO OVO.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO OVO DA GALINHA:

VITELO(GEMA):
- LIPÍDIOS............................. 6 G.
- TRIGLICERÍDEOS............... 4,3 G.
- FOSFOLIPÍDIOS................. 1,3 G.
- COLESTEROL.................... 0,4 G.
-ÁGUA............................... 10 G.
- PROTEÍNA....................... 3 G.
- CINZAS............................ 0,3 G.
- CARBOIDRATOS.............. 0,125 G.
CLARA(ALBÚMEN):
- LIPÍDIOS.......................... 0,005 G.
- ÁGUA.............................. 30 G.
- PROTEÍNAS..................... 3,5 G.
- CINZAS............................ 0,2 G.
- CARBOIDRATOS............. 0,3 G.

ACERCADO OVO DA GALINHA É QUE TODAS AS TROCAS GASOSAS SE FAZEM ATRAVÉS DA CASCA POROSA, SENDO QUE ESTA APRESENTA CERCA DE 10.000, POROS.

DETERMINAÇÃO DA SIMETRIA BILATERAL:

O DESENVOLVIMENTO DO EMBRIÃO SOBRE A GEMA NÃO SE DÁ NUMA POSIÇÃO QUALQUER. O EIXO CÉFALO-CAUDAL DO EMBRIÃO É PERPENDICULAR AO EIXO QUE VAI DO LADO PEQUENO AO LADO GRANDE DO OVO.
ESSA REGRA (VON BAER) ÉVERIFICADA EM 85% DOS CASOS NA GALINHA, E EM QUASE 100% DOS CASOS NA POMBA.

ROTAÇÃO DO OVO NO OVIDUTO:

A PERMANÊNCIA DO OVO NO OVIDUTO ESQUERDO DUARA APROXIMADAMENTE 24 HORAS NA GALINHA; O DESENVOLVIMENTO COMEÇA E A SEGMENTAÇÃO ESTÁ PRATICAMWENTE TERMINADA NA HORA DA POSTURA. UM MOVIMENTO LENTO DE ROTAÇÃO É IMPRESSO AO OVO NAS PAREDES DO OVIDUTO, SEGUNDO SEU EIXO LONGO E SEMPRE NO...
tracking img