Patricia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE EXERCÍCIOS

FILOSOFIA



QUESTÃO 01 – “Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima (...) podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costumachamar civilização ocidental.” (REALE, G. História da Filosofia: antiguidade e idade média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29)


A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C.. Seus primeiros filósofos foram os chamados “pré-socráticos” (ou “físicos”). De acordo com o texto, ASSINALE a alternativa que expressa o principal problema por eles investigados.





(A) A ética, enquantoinvestigação racional do agir humano.


(B) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.


(C) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.


(D) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.


(E) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.



QUESTÃO 02 – “Entre os ‘físicos’ (pré-socráticos), o caráter positivo invadiu devez a totalidade do ser. Nada existe que não seja natureza (physis). Os homens, a divindade, o mundo formam um universo unificado, homogêneo, todo ele no mesmo plano: são as partes ou os aspectos de uma só e mesma natureza (physis) que põem em jogo, por toda parte, as mesmas forças, manifestam a mesma potência de vida. As vias (caminhos) pelas quais essa natureza nasceu, diversificou-se eorganizou-se são perfeitamente acessíveis à inteligência humana: a natureza não operou ‘no começo’ de maneira diferente de como o faz, ainda, a cada dia.” (VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Trad. de Ísis Borges B. da Fonseca. 12.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002. p.110.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre os pré-socráticos, ASSINALE a alternativa CORRETA:

(A) Para explicaro que acontece no presente é preciso compreender como a natureza agia “no começo”, ou seja, no momento original.
(B) A explicação para os fenômenos naturais pressupõe a aceitação de elementos sobrenaturais.
(C) O nascimento, a diversidade e a organização dos seres naturais têm uma explicação natural e esta pode ser compreendida racionalmente.
(D) A razão é capaz de compreender parte dosfenômenos naturais, mas a explicação da totalidade dos mesmos está além da capacidade humana.
(E) A diversidade de fenômenos naturais pressupõe uma multiplicidade de explicações e nem todas estas explicações podem ser racionalmente compreendidas.

QUESTÃO 03 – No famoso mito da caverna, Platão (428-347 a.C.) imagina uma caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância, de tal forma que, nãopodendo se voltar para a entrada, onde há uma fogueira, apenas enxergam o fundo da caverna. A luz da fogueira projeta, nesse fundo, sombras das coisas que passam as suas costas. Ora, se um desses homens se libertasse das correntes e chegasse à luz do dia, voltaria contando aos outros o que são realmente os verdadeiros objetos. Entretanto, seus companheiros o tomariam por louco, pois nãoacreditariam em suas palavras. Esse mito pode ser analisado sob dois pontos de vista: o epistemológico (como surge o conhecimento humano) e o político (aquele que apreende as ideias verdadeiras é apto para governar). Do ponto de vista epistemológico (do conhecimento), é CORRETO afirmar:

1. Acima do mundo ilusório sensível, há o mundo das idéias gerais e essências imutáveis.
2. O mundo dos fenômenos sóexiste se participa do mundo das idéias.
3. O homem atinge as essências imutáveis através da contemplação e da depuração dos enganos dos sentidos.
4. A alma humana pode elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às coisas unas e imutáveis.
5. As idéias unas e imutáveis são hierarquizadas e no topo delas está a idéia de Bem.

ASSINALE a alternativa CORRETA.

A) Somente as afirmativas 1, 2...
tracking img