Pastoral urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PASTORAL URBANA

Elisvaldo Organ da Silva
Prof.: João Bassinely
Prof. Alexandre Machado Ferraz
Instituto Teológico Quadrangular-ITQ
Curso Livre em Teologia (1ª Série)-Pastoral Urbana29/04/2012


1 INTRODUÇÃO

No Brasil, de cada 100 pessoas, até 30 estão vivendo em estado de completa pobreza, totalizando 52,3 milhões de pessoas morando nas favelas das grandes cidades sem omínimo de infra-estrutura habitacional, educação, qualidade de vida, dignidade, e principalmente sem esperança. Conhecer, e praticar meios de mudar esse quadro social é um dos desafios que a Pastoral Urbanadeve vencer.


2 DESENVOLVIMENTO

O fator principal para o surgimento das favelas no Brasil foi o Êxodo Rural: a realidade do campo mudou com a modernização agropecuária e o trabalhohumano direto diminuiu, obrigando o homem camponês a migrar para os grandes centros urbanos em busca de uma ocupação e melhores condições de vida, com mais saúde e acesso a educação. Mas hoje o quadro écompletamente o inverso: Vivendo nas regiões periféricas das cidades, em barracos ou cortiços sem saneamento básico, eletricidade e outros serviços básicos; com limitado poder aquisitivo devido à baixaescolaridade e pouca capacitação profissional, essa classe ainda sofre com a exploração, o preconceito social (caipiras, nordestinos, favelados, etc.) e a associação aos drogados, constituindo afavela e o pobre uma realidade mundial que precisa ser alvo de uma evangelização baseada no amor e na compaixão.


Jesus atendeu as necessidades de seu povo: cura, alento, conforto, etc., Ele nãopermanecia indiferente ao sofrimento que havia a seu redor e trabalhou a partir das carências de sua época. A igreja primitiva também trabalhava com afinco em cima das questões sociais de seucontexto. Varias passagens demonstram esse cuidado:...Não havia entre eles necessitado algum... (At. 4.34);... Trate adequadamente as viúvas... (1 Tm. 5.3)... Pediram que nos lembrássemos dos pobres, o que...
tracking img