Pastoral urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUAL A IMPORTÂNCIA DA IGREJA DENTRO DO CONTEXTO URBANO

Pedro Paulo Ferreira
Prof. Mestre Cícero Bezerra
Instituto Teológico Quadrangular
Curso Livre em Teologia – Pastoral Urbana
03/12/2012

RESUMO
O estudo da pastoral urbana nos leva a um contexto onde a Igreja está inserida. Ao nos depararmos com a realidade das cidades, podemos sentir que alguns valores que norteiam as diretrizesdas igrejas necessitam ser repensadas no sentido de que as pessoas que vivem ao seu redor, notem sua presença, como uma instituição que represente o Evangelho como um todo, tendo como objetivo principal estabelecer um relacionamento concreto com Deus.

PALAVRAS CHAVE: Cidade, Presença, Relacionamento.

1 INTRODUÇÃO

Qual o modelo de Igreja para o contexto urbano? O que pensam os moradoresdas cidades a respeito da Igreja? Ela ainda é uma instituição que influência as pessoas? Quais são as necessidades mais urgentes dos moradores das cidades? O que leva o homem urbano ao isolamento? Porque mesmo diante de uma multidão as pessoas sentem-se tão sozinhas? Porque o homem moderno tem a tendência de se afastar de Deus? Perguntas como esta, nos levam a refletir sobre a maneira de como aIgreja do Senhor Jesus Cristo, deve pensar e agir, procurando levar um Evangelho, a maneira do seu Criador, suprindo às necessidades, e preenchendo o vazio deixado, pela falta de compreensão da Palavra. Jesus nos deixou modelos que ainda são aplicáveis no contexto urbano atual. Porém faz-se necessário uma releitura para que esses princípios possam ser entendidos pelo homem da cidade.

2 DEFINIÇÃODE URBANO E CIDADE

Segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa, “urbano” provém do latim Urbãnus, que é relativo à cidade. Por sua vez, conforme o próprio Aurélio, esta é a concentração populacional não agrícola, ou seja, dedicada a atividades de caráter comercial, industrial, financeiro e cultural.
Por sua vez, a enciclopédia livre Wikipédia sustenta a idéia de que não há um padrãomundial que defina uma cidade. Essa definição varia de país para país e é preciso obedecer a alguns critérios quantitativos. Por exemplo, na Dinamarca, bastam 250 habitantes para uma comunidade urbana ser considerada uma cidade, e na Islândia, apenas 300 habitantes. Na França, é necessário um mínimo de dois milhões de habitantes, e na Espanha, dez mil habitantes. Extraído dehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Urbano
Para Fernandez, (1997, p. 27,32) não podemos esquecer que o mundo urbano é uma estrutura, na qual se fundem o econômico, o político e o cultural. Os domínios são entrelaçados e a forma concreta que assume este entrelaçamento define o urbano numa época determinada. Não se pode falar da cidade como algo reificado, seja tomando-a como simples aglomerado populacional, seja como modo devida, seja como simples expressão espacial da luta de classes. O mundo urbano, que é para nós? A concentração de pobreza e riqueza no mesmo ambiente físico e social, nas regiões metropolitanas, trazendo no seu bojo o crescimento do chamado crime de motivação econômica. Ele se caracteriza pela busca de compensações financeiras diretas ou de coisas que possam ser convertidas em dinheiro. O crime e aviolência explícita passam a habitar cada vez mais o cotidiano. Os crimes passam a ocorrer nos lares, nos transportes coletivos, nos bares, no lazer.
A concentração urbana aproxima fisicamente as pessoas, mas de modo tal que elas vivem uma das outras, mas não umas para as outras com tendência a segregação física e social, provocada também pela extensão territorial e social. Dificultam-se asrelações pessoais. O mundo urbano é antes comandado pelo interesse que pelo espaço. Ora o espaço é mais estável que o interesse. Permite mais facilmente o encontro. O interesse requer mais energia psíquica para que as pessoas queiram encontrar-se. E como a cidade consome muita energia, acontece que não sobram forças e motivação para os encontros humanos. A cidade falha substancialmente na sua...
tracking img