Particular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra do Golfo nos vestibulares
adaptação
Em vestibulares, são famosos os casos de "aniversário". Sempre que algum acontecimento considerado importante comemora seu centenário ou completaalguma data redonda, costuma aparecer sob a forma de questão em provas seletivas. Foi o caso dos 500 anos da América e do Brasil, mas também do centenário da Lei Áurea e da República e de muitos outroseventos. Não só em História como em Geografia.
Neste ano, a Guerra do Golfo completa 10 anos. É provável que seja tema de alguma prova que pode explorá-lo de diversas maneiras. A primeira vez em queesse conflito apareceu em um grande vestibular foi na Fuvest de 1991, ano da Guerra. A questão nasceu morta, pois como a prova é elaborada bem antes do fim do ano, a Guerra já havia acabado e o Kuwait(ou Kweit) já estava desocupado quando os alunos deparam com o vestibular.
(Fuvest-1991) A Cisjordânia e o Kuwait são territórios ocupados respectivamente por:
a) Síria e Iraque.
b) Irã e Síria.
c)Turquia e Israel.
d) Iraque e Arábia Saudita.
e) Israel e Iraque.
O gabarito, letra e. Nessa época, a Fuvest era muito mais descritiva do que nos dias de hoje. Vale dizer também que, depois dessaocorrência, a Fuvest nunca mais abordou o tema, seja em História, seja em Geografia.
Na UFF de 1997, uma tímida menção à Guerra do Golfo:
(UFF-1997) O fundamentalismo islâmico começa a ser maiscomentado como fenômeno político e religioso a partir do final da década de 70 deste século.
Identifique a opção que contém os principais eventos que inauguraram tal notoriedade.
a) Invasão do Kuwaitpelo Iraque e Guerra do Golfo.
b) Exílio do xá do Irã e proclamação de uma República Islâmica naquele país, sob liderança dos aiatolás.
c) Crise de Suez e intervenção franco-britânica na Zona do Canal.d) Deposição do rei da Líbia e estabelecimento de um regime islâmico por Muammar Khadafi.
e) Deposição do rei Farouk do Egito e proclamação de uma República Islâmica por Gamal Abdel Nasser.
O...
tracking img