Parmenides e heraclito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parmênides

1R: No sentido em que se um individuo seguir o pensamento e não a opinião que varia e muda, encontrará a variedade e realidade, que esta submetida a diversidade das coisas. Baseadaem uma concepção de unidade ou totalidade real para alem do movimento, considerado uma característica apenas aparente das coisas.

2R: Caracteriza a verdade como um caminho que não pode seralterado considerado exato e quem o segue deve saber de tudo. Já a opinião é caracterizada como um caminho que muda a qualquer momento e quem o segue não tem a seu favor a certeza.

3R: O primeiro(realidade) diz que SER é e que o NÃO SER não é,sendo este o caminho da convicção, pois conduz a verdade. O segundo (aparência) que não é , é, e que o NÃO SER é necessário essa via, digo-te éimperscrutável pois não podes conhecer aquilo que não é.

4R: Seu modo de pensar é o que vai definir o que você é seu modo de ser.

5R: A comparação entre os dois é que existe uma grande diferença,Parmênides se refere-se falando de uma realidade única subjacente a pluralidade dos fenômenos focando em uma única tese. Já Heráclito com uma única concepção de entendimento real com sentido noconflito entre os opostos a causa, uma visão dinâmica e de pluralidade, focada em uma tese (dinâmica) aberta sem ser só “aquilo”. Mas ambos usando sempre a lógica.

Heráclito

1R: *Se afelicidade consiste nos prazeres do corpo, Deveríamos considerar felizes os bois quando encontram ervinhas para comer.
*A grande multidão não entende essas coisas mesmo quando as encontra em seu caminho, enão as entende quando ensinada.
*Mas pensa saber prefiro tudo aquilo, que se pode ver, ouvir, entender.

2R: Eternamente vivo, acendendo-se e extinguindo-se conforme a medida.

3R: O deus édia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundancia e fome. Trata-se de uma única e mesma coisa á vida e a morte, a vigília e o sono, a juventude e a velhice; pois a mudança de um leva a outra e...
tracking img