Antes que o mundo acabe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. EMEF RINCÃO

A EMEF RINCÃO se localiza na Rua Luiz Otávio, nº 347 no Rincão, bairro Belém Velho na Cidade de Porto Alegre, no Estado do RS. O CEP é 91787-330. Os telefones para contatos são: 32895830/5831-32615676 (FAX). Contato e-mail emef.rincao@smed.prefpoa.com.br .

2. OS MUITOS RINCÕES, A ESCOLA E A COMUNIDADE



As várias paisagens que compõe nosso bairro transformam BelémVelho num mosaico rico de elementos naturais, preservados em recantos quase intocados pelo homem, que contrastam com elementos construídos a partir da intervenção humana neste lugar. O processo de ocupação do bairro deu-se de maneira bastante peculiar, considerando o grande prestígio alcançado por Belém Velho no século XVIII, como terceira sesmaria de Porto Alegre. Palco de grandes acontecimentospolíticos e culturais, além de região de plantio para abastecimento hortifrutigranjeiro da cidade, sofreu com a perda do status e a ruptura da própria comunidade após a criação do bairro Belém Novo, que foi assentado num lugar plano, fértil e de fácil acesso ao centro de Porto Alegre e outros bairros. Também ficou facilitado o escoamento desses produtos pelo Guaíba, ao contrário da produção deBelém Velho.
A partir deste e de outros fatos foi crescente o esvaziamento do bairro, como por exemplo, a inauguração do Hospital Parque Belém, especializado no tratamento de tuberculose e hanseníase, causas do alto índice de mortalidade na época. A ocupação populacional em Belém Velho passou a ser sazonal, tornando-se local de veraneio de famílias ricas moradoras do centro e de outros bairros dePorto Alegre. Tal população não necessitava de transporte coletivo nem infra-estrutura local, não reivindicando ações do poder público para este fim, levando a localidade a um vácuo no crescimento e desenvolvimento.
Com a expansão urbana rumo ao sul da cidade o repovoamento da região aconteceu através de loteamentos e ocupações com características diferentes, de onde vêm os alunos da EMEFRincão. Os Loteamentos Nossa Senhora, Esperança e Mariante são regulares com infra-estrutura organizada, embora estejam “inchando” em decorrência de áreas ocupadas. Outros Loteamentos irregulares não possuem os serviços básicos mínimos e há ainda os Loteamentos que eram irregulares, mas que estão legalizando suas propriedades como Jardim Primavera, Vale Verde e Sertão II.


2.2 Esta escola:conquista de uma comunidade

A necessidade de uma escola que pudesse atender a demanda da comunidade do Rincão surgiu por volta de 1998. Neste período, parte da comunidade local se reuniu para levantar dificuldades e necessidades existentes no bairro e, para traçar estratégias de ação no sentido de reivindicar melhorias. Por muito tempo a educação foi pauta nessas reuniões, conversações e debates, porvezes calorosos, já que definir prioridades e traçar estratégias nunca foi tarefa fácil, ainda mais quando se trata de um bairro que foi, gradativamente, se compondo por diferentes comunidades, inclusive oriundas de outras áreas de ocupação.
Desde a implantação do Orçamento Participativo da cidade, a construção de uma escola de ensino fundamental nessa região passou a entrar e sair das pautas dasassembléias e das demandas prioritárias por diversas vezes.
Mas, a comunidade se manteve unida e forte, convicta de que a educação precisava ser prioridade na região e, depois de muita luta, reuniões e entraves entre o poder público municipal e as lideranças comunitárias do bairro, inicia em 2007 o primeiro movimento efetivo para a construção da escola.
Tal movimento foi disparado pelanecessidade de desapropriação da área, onde hoje se encontra a EMEF Rincão, o que levou algum tempo, devido aos prazos legais para o desembaraço do processo de compra e regularização do terreno, para a desapropriação do antigo morador, para a demarcação da área e elaboração do projeto arquitetônico.
Outros impasses surgiram ao longo desse tempo de mais de uma década. Entre eles estava a definição do...
tracking img