Bovinocultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

AVALIAÇÃO DE INDICADORES REFERÊNCIA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO ESTADO DE ALAGOAS

ALEXIS WANDERLEY DE OLIVEIRA

Rio Largo – AL 2012

ALEXIS WANDERLEY DE OLIVEIRA

AVALIAÇÃO DE INDICADORES REFERÊNCIA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO ESTADO DE ALAGOAS

Dissertação apresentada ao Programa dePósGraduação em Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Alagoas, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Zootecnia.

Orientador: Prof. Dr. Daniel de Noronha Figueiredo da Cunha

Rio Largo – AL 2012

Catalogação na fonte Universidade Federal de Alagoas Biblioteca Central Divisão de Tratamento Técnico
Bibliotecária Responsável: Fabiana Camargo dos Santos

O48aOliveira, Alexis Wanderley de. Avaliação de indicadores referência em propriedades leiteiras do estado de Alagoas / Alexis Wanderley de Oliveira. – 2012. 59 f. : il., tabs. Orientador: Daniel de Noronha Figueiredo da Cunha. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Ciências Agrárias, Rio Largo, 2012. Bibliografia: f. 55-58. 1. Produção de leite - Indicadores.2. Produção de leite Rentabilidade. 3. Gestão de empresa rural. 4. Custo de produção leiteira. I. Título. CDU: 631.15:637.1

TERMO DE APROVAÇÃO

Alexis Wanderley de Oliveira

AVALIAÇÃO DE INDICADORES REFERÊNCIA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO ESTADO DE ALAGOAS

Esta dissertação foi submetida a julgamento como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Zootecnia, outorgadopela Universidade Federal de Alagoas. A citação de qualquer trecho desta dissertação é permitida, desde que seja feita de conformidade com as normas da ética científica.

Aprovado em 13/03/2012

Prof. Dr. Daniel de Noronha Figueiredo da Cunha Orientador (CECA-UFAL)

Dr. Julimar do Sacramento Ribeiro Membro (UFAL-ARAPIRACA)

Prof. Drª. Angelina Bossi Fraga Membro (CECA-UFAL) Rio Largo – AL 2012

i

ÀDEUS pela vida e por tudo que tenho alcançado, pois sem ele meus objetivos não teriam sentido; À minha namorada, Ana Paula, minha companheira, por todo carinho, amor, respeito e incentivo em todos os momentos; Aos meus pais, José Tenório de Oliveira e Eliane Leite Wanderley de Oliveira, pelo amor, exemplo e incentivo; Ao meu irmão, Alessandro Wanderley de Oliveira, pelo amor e incentivo.

Dedico ii AGRADECIMENTOS A DEUS, pela forca, energia e coragem que sempre me deu para sonhar e buscar alcançar os meus objetivos, e por mais esta conquista que é um sonho realizado da minha vida. À Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e ao Programa de Pós-graduação em Zootecnia, pelo oferecimento do curso, na pessoa da coordenadora a Professora Angelina Bossi Fraga; Ao professor PhD. Daniel NoronhaFigueiredo Vieira da Cunha, pela orientação, compreensão, excelente orientação, pelos seus ensinamentos, sugestões, apoio e principalmente, pela paciência. Aos professores, Drª. Patrícia Mendes Guimarães,PhD. Janaína Azevedo Martuscello, Drª. Darcilene Maria de Figueiredo, PhD. Daniel Noronha Figueiredo Vieira da Cunha, Dr. Geraldo Roberto Quintão Lana, Dr. José Teodorico de Araújo Filho, Drª.Maria Norma Ribeiro, Dr. Euclides Braga Malheiros, Dr. Ricardo Andrade Reis, Dr. Flávio Dutra de Resende e Drª. Iracilda Maria de Moura Limapelos ensinamentos e paciência nas respectivas disciplinas: Fisiologia da digestão de ruminantes, Forragicultura, Tópicos especiais em Nutrição de bovinos em pastejo, Estatística experimental aplicada a zootecnia, Seminário I, Seminário II, Ciência e tecnologia deprodução de caprinos e ovinos, Conservação de recursos zoogenéticos, Tópicos especiais em análise de dados da produção animal e análise de dados no programa R, Tópicos especiais em qualidades forrageiras tropicais, Tópicos especiais em produção de carne com qualidade, Metodologia da pesquisa e Formulação de rações em planilhas eletrônicas. Ao amigos Fúlvio Mácio Correia de Moraes e Alayn...
tracking img