Parkour

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A corrida recreativa é popular o bastante para garantir milhões de dólares em publicidade por ano e mais ainda em compras. No entanto, várias pessoas acham uma chatice. Mas, e se correr de manhã não significasse treinar para uma maratona ou usar shorts curtos? E se, na verdade, houvesse criatividade, expressão individual através de movimentos acrobáticos, como pulos sobre paredes eburacos, cambalhotas no chão e saltos de precisão? Em vez de dar voltas ao redor do parque local, você navegasse pela cidade, fazendo do cenário urbano o seu percurso de obstáculos pessoal, um playground para praticar sua força, liberdade, coragem e disciplina?
Essa é a idéia básica do parkour. E ele pode ser tão empolgante e glamouroso quanto parece, especialmente quando realizado porprofissionais. Mas seus praticantes, chamados de traceurs (homens) e traceuses (mulheres), devido à sua origem francesa, vêem o parkour como algo que vai muito além disso. Neste artigo, vamos olhar o parkour mais de perto, sua filosofia, como ele começou e qual o seu futuro.
O parkour é uma disciplina, esporte e hobby internacional que é melhor descrito como a arte de seguir em frente apesar dos obstáculosou, colocando de forma mais simples, a arte do movimento. O objetivo principal do parkour é nunca retroceder, superando os obstáculos de forma fluida, com força, originalidade e velocidade.
O desenvolvimento do parkour em uma disciplina coesa começou em 1988, em Lisses, na França, quando David Belle tinha 15 anos de idade. Belle foi muito influenciado pelas experiências de seu pai como um renomadosalva-vidas e bombeiro militar no regimento parisiense dos "sapeurs-pompiers" (Corpo de Bombeiros da França). Sendo um atleta muito talentoso e hábil, o pai de Belle, Raymond, adaptou-se bem à filosofia de treinamento do perito em educação física Georges Hébert, um ex-oficial da marinha.
Durante uma viagem pela África com a Marinha Francesa, Hébert testemunhou o impressionante porte atlético dospovos indígenas e como eles o atingiam através da interação com seu meio ambiente. Sobre os índios, Hébert disse o seguinte: "seus corpos eram esplêndidos, flexíveis, ágeis, habilidosos e resistentes, embora não tivessem nenhum outro professor de ginástica além de sua vida na natureza". Isso o levou a desenvolver o Método Natural, ou "méthode natural", que utiliza apenas o corpo e seu meioambiente para o desenvolvimento físico. Hébert acreditava que o propósito da educação física era criar indivíduos fortes e com corpos úteis à sociedade.
O treinamento holístico desenvolvido por Hébert enfatiza a integração da mente e do corpo humanos para superar obstáculos correndo, pulando, saltando, engatinhando e escalando. Seus esforços contribuíram diretamente para o curso militar de obstáculos,ou parcours du combattant. Esse curso, ainda usado pelas forças armadas francesas, consiste em diferentes estações, como escalar e balançar em cordas, equilíbrar-se em vigas de madeira e subir escadas. Através dessas atividades, os praticantes superam seus medos e fraquezas físicas por meio da repetição constante.
Foi o amor de Belle pelos filmes de artes marciais, especialmente o trabalho deBruce Lee (e as situações que ele imaginava, geralmente relacionadas a resgates, fugas e perseguições) que o inspirou nos estágios iniciais do parkour e que permanece ainda hoje como uma fonte de inspiração para outras pessoas. A abordagem de Lee nas artes marciais tinha um contraste gritante com a de seus contemporâneos. Em vez da estrutura rígida dos outros, sua abordagem abrangia capacidade deadaptação e evolução, ambos pontos centrais no parkour.
Embora Belle tenha desenvolvido o parkour com amigos, sua capacidade atlética excepcional o impulsionou como o líder da disciplina, colocando-o sob os holofotes, onde permanece até hoje, mesmo que relutantemente. Outros que contribuíram para o desenvolvimento do parkour incluem Sebastien Foucan, Kazuma e Stephane Vigroux. O parkour costuma...
tracking img