Parkinson tratamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parkinson tratamento

Como é feito o tratamento?
Como é uma doença lenta, gradualmente progressiva (doença degenerativa) e sem uma cura radical, os pacientes e seus familiares podem demonstrar um impacto emocional ao primeiro informe sobre a existência da enfermidade. Entretanto, costuma haver uma boa adaptação dos pacientes a essa nova realidade de suas vidas. Existem inúmeros tratamentosque garantem aos pacientes uma longevidade semelhante à que teriam sem a enfermidade e uma vida normal por longos anos.
Qual a importância das atividades físicas?
A atividade física é parte fundamental na preservação das funções motoras dos pacientes parkinsonianos.
Os problemas físicos são em grande parte resultantes da imobilidade. Um paciente ativo sempre terá menor possibilidade dedesenvolver complicações clínicas gerais em comparação aos que se acomodam, permanecendo sentados ou deitados a maior parte do tempo.
Os familiares devem motivar os pacientes a desempenhar atividades fora do lar, fazer caminhadas, exercícios, ginástica, natação, enfim, tudo que os coloque em movimento. A maioria costuma se recolher no lar e fazer o mínimo de exercícios, isso deve ser motivo de muitaatenção por parte dos acompanhantes e dos familiares.
Quando há a possibilidade de uma fisioterapia, conduzida por algum profissional da área ou mesmo menos elaborada, por algum acompanhante, os resultados logo aparecerão.
Como tratar os distúrbios de fala e voz?
Os distúrbios de fala e da voz, disartria e hipofonia (dificuldades na articulação da fala e uma voz com pouco volume, baixa), contribuempara o isolamento dos pacientes. Uma ajuda foniátrica, com exercícios dirigidos às deficiências, costuma produzir excelente resultado, com ganhos indiretos para os distúrbios da deglutição, quando existem.
O método mais útil na atualidade é o método de Lee Silverman, em uso por muitos fonoaudiólogos em nosso país. O fator limitante nesse caso, é econômico. Trata-se de um novo enfoque foniátricoem que o terapeuta ensina os pacientes a desenvolverem uma voz de maior potência, mais alta. Trata-se de um tratamento para a voz, que se apresenta muito deprimida nos pacientes. O lema do tratamento é "think loud" (pense alto).

Como é o tratamento medicamentoso?
O tratamento da doença de Parkinson com medicamentos, leva em conta as alterações bioquímicas que ocorrem no cérebro dospacientes. As células atingidas pela enfermidade produzem a dopamina, uma substância muito importante para o funcionamento de áreas motoras cerebrais. Ela, quando diminuída, produz um desequilíbrio bioquímico nas áreas afetadas, com aumento da atividade de outro sistema químico, chamado colinérgico. Desse desequilíbrio originam-se grande parte dos sintomas parkinsonianos, apesar de haver outras alteraçõesquímicas na doença.
Medicamentos que aumentem a atividade dopaminérgica (que está diminuída) ou que diminuam a atividade colinérgica (que está aumentada) podem ser de utilidade.
Esses remédios podem ser usados isoladamente ou em associação, dependendo da estratégia que o médico deseja manter em cada fase da enfermidade. Essa estratégia, que se constitui na parte mais importante do tratamento,deverá ser definida pelo médico, em função de cada paciente.
A automedicação, sem a orientação do médico assistente, poderá acarretar sérios problemas em função da peculiaridade da ação e dos efeitos colaterais das drogas apresentadas.
Quais são os medicamentos utilizados?
Existem alguns grupos de medicamentos:
* Os anticolinérgicos: capazes de bloquear a atividade colinérgica, que estáaumentada no parkinsonismo. São utilizados há muitas décadas, mas ainda muito úteis;
* A levodopa, substância chave no tratamento;
* A amantadina, substância com atividade anticolinérgica e aditiva para A levodopa;
* A selegilina (L-deprenil), também um coadjuvante para a levodopa, com pretensa ação retardadora da evolução da doença (infelizmente não confirmada);
* Os agonistas...
tracking img