Av 2 estacio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Q U E S T Õ E S:

1) Caracterize as estruturas do mercado de bens e serviços: concorrência prefeita e concorrência monopolista. Diferencie lucro normal de lucro extraordinário. E, por que, ao maximizar seus lucros na concorrência perfeita a RMg = CMg?

R: concorrência perfeita_É um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação deconcorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio. Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado

concorrência monopolista_ Caso extremo deestrutura clássica básica. Situação de um mercado em que não existe concorrência na oferta. O setor é constituído de uma única firma, porque existe um único produtor que realiza toda a produção, ou seja, situação em que uma empresa domina sozinha a produção ou comércio de uma matéria-prima, produto ou serviço e que, por isso, pode estabelecer o preço à vontade. Nessa estrutura de mercado existeconcorrência entre os consumidores. A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo. Há presença de barreiras à entrada de novas firmas, ou seja, é necessário manter os concorrentes em potencial afastados. Estes obstáculos podem ser administrados pelo monopolista através de: 
a) Controle sobre o fornecimento da matéria prima; 
b) Barreiras legais como registros de patentes; 
c)Licenças e concessões governamentais e outros. 

Lucro normal x lucro extraordinário_ Lucros extras ou extraordinários existem quando as receitas superam os custos, é adiferença entre a receita total e o custo total, considerando o lucro normal como umcusto não desembolsado efetivamente pela empresa. Já o lucro é o valor que mantem aempresa na atividade, reflete o real custo de oportunidade docapital empregado naatividadeempresarial. A longo prazo, no mercado de concorrência perfeita, lucrosextraordinários já não existem, pois atraem novas firmas que não encontram barreirasem seu ingresso e acabam aumentando a oferta de mercado. Assim os preços caem ecom eles o lucro extra, restando enfim somente os lucros normais

2) Confronte ás características do monopólio com do oligopólio. De quemodo o preço é fixado em cada uma delas.

R:monopólio:
-"Situação de mercado em que um só vendedor controla toda a oferta de uma mercadoria ou de um serviço. "
-"Controle exclusivo de uma atividade, atribuído a determinada empresa ou entidade."
"A atividade da qual se atribui controle exclusivo."
-"Açambarcamento de um mercado, para obtenção de preços altos. " 
oligopólio:
-"Situação demercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de vendedores, e em que a competição tem por base, não as variações de preços, mas a propaganda e as diferenças de qualidade: 
As montadoras de automóveis no Brasil constituem um oligopólio."
3) Como podemos definir as “Estruturas do Mercado de Fatores de Produção”, Monopsônio, Oligopsônio e Monopólio Bilataral?


R: MonopsônioEm economia, monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. O termo foi introduzido por Joan Robinson.
Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas aquantidade comprada. Os seus ganhos dependem daelasticidade da oferta. Esta condição também pode ser encontrada em mercados com mais de um comprador. Nesse caso, chamamos o mercado de oligopsônio.
Em microeconomia, monopsonistas e oligopsonistas são assumidos como empresas maximizadoras de lucros e levam a falhas de mercado, devido a restrição de quantidade adquirida, que é uma situação...
tracking img