Park hotel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARK HOTEL



Situado na área do parque São Clemente, próximo ao centro da cidade de Nova Friburgo, o Park Hotel foi construído por volta dos anos de 1940. Sua construção está ligeiramente ligada ao Parque São Clemente, que pertencia a Antônio Clemente Pinto. O parque foi vendido em 1912, pelos herdeiros de barão para Eduardo Guinle que a reformou e criou residências de verão e criação deanimais no local.
César Guinle, filho de Eduardo Guinle, passou a assumir a administração da propriedade adquirida por seu pai e decidiu transformar o parque em um bairro residencial. Com isso foi escolhido um local no terreno para a construção do hotel que a princípio seria a apenas para hospedagem de eventuais compradores de terrenos.
O hotel foi inaugurado em 1944, e desde então suagerência foi confiada a administrações estrangeiras. Devido as suas características arquitetônicas e devido a qualidade de serviços, deixou de ser hospedagem apenas para eventuais compradores e passou a hospedar habitantes do Rio de Janeiro e de toda a região.
Lucio Costa tinha uma visão bem neoclacicista sobre suas obras, como ele mesmo disse, em entrevista, era bem desligado do modernismo. Depois deuma viagem a Europa se deparou com uma outra realidade – o Modernismo. Lucio Costa procura então encontrar o emblema brasileiro na arquitetura moderna, ou seja, uma identidade regional, dentre tantos signos internacionais que desprezavam os brasileiros.
É a partir do projeto Park Hotel, que ele deixa de ter uma visão totalmente voltada para a modernidade centro européia, servindo-se de elementosderivados de Le Corbusier e Augusto Perret, e passa a ter proposta remetente a uma sensibilidade nativa.
O Park Hotel é um projeto moderno com ensinamentos do passado colonial. A obra encontra-se, hoje, em estado de total abandono, fechada à visitação e exposta à ação da umidade e das fortes chuvas frequentes na região. A ausência de manutenção causou danos visíveis à estrutura, assim comorachaduras e infiltrações nas paredes e no piso, os móveis originais encontram-se amontoados e sem qualquer vigilância, a degradação caminha rapidamente para um estágio irreversível, tendo em vista que os custos necessários para o restauro e conservação, vão ser maiores.

A edificação é composta por dois pisos, pavimento térreo e pavimento superior, com poucos apartamentos emdimensões pequenas. A fachada sul (principal) está de frente para a rua de acesso ao hotel, enquanto na fachada norte, orientados para receber maior insolação devido ao clima frio da região, encontram-se dez quartos, com varandas que se estendem de maneira contínua, ficando abertas para uma bela paisagem com árvores que compõe o entorno. No térreo, situam-se as áreas de convivência, tendo, entre aspartes fechadas, um intervalo aberto em meio aos pilotis, atravessando o seu sentido transversal.



O Park Hotel mescla um sistema construtivo baseado em vários preceitos espaciais da arquitetura moderna, versando sobre uma concepção vernacular, pois emprega toras de eucalipto e pedras encontradas em abundância na região. Toda a estrutura de madeira é independente, visível e em acabamentonatural, sem pintura. Os pilotis e os vigamentos que dão suporte ao andar superior são feitos por troncos rústicos e os pisos são em tabuas largas e de cor natural da madeira. As treliças das varandas evocam aquelas do período colonial. Com isso compreende-se como Lucio Costa, em sua auto-análise, declara fazer modernismo sem ser modernista, pois em sua visão existe distinção entre o emprego dospreceitos modernistas imbuídos da compreensão espacial e a simples adoção formal por apreço estético ou por modismo.
A construção é elevada cerca de um metro do solo, na qual as bases de pedras e toras de madeira cumprem o papel das fundações. Este sistema é encontrado no andar térreo e conta com algumas peças metálicas para realizar a amarração das vigas aos pilares, evitando a dilatação da...
tracking img