Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O crack é uma mistura de cocaína em pó, convertida em alcalóide pelo tratamento com um álcali (amônia ou bicarbonato de sódio). Recebeu este nome porque faz um pequeno estalo na combustão quandofumado. Mais barato que a cocaína, produz um efeito forte que dura muito pouco tempo, aumentando o consumo rapidamente e encarecendo a dependência.

Os efeitos produzidos no usuário são basicamenteiguais ao da cocaína, porém muito mais intensos. Causa irritabilidade, depressão e paranóia, algumas vezes levando o usuário a ficar violento. Afeta a memória e a coordenação motora, provocando umemagrecimento acentuado, debilitando o organismo como um todo. Atualmente, é a droga que mais causa devastação no organismo do usuário.

O crack leva 15 segundos para chegar ao cérebro e já começa aproduzir seus efeitos: forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, sensações de aparente bem-estar,aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e ao cansaço.

Mas se a droga leva apenas 15 segundos para chegar ao cérebro e começar a produzir estes efeitos, estes também tem um curtoperíodo de duração: cerca de 15 minutos. A cocaína endovenosa, por exemplo, produz as primeiras reações em 3 a 5 minutos, com duração que varia entre 30 e 45 minutos. Esta característica talvez expliqueo poder que esta droga exerce sobre seus usuários. A compulsão para o uso do crack (o que os dependentes chamam de ‘fissura’) é muito mais poderosa que a desenvolvida pela cocaína aspirada ouinjetada.

O caminho entre a experimentação e a dependência é muito rápido. Com o crack, não existe o chamado uso social ou recreativo. O aumento da criminalidade entre os usuários desta droga também éassustador. Praticamente todos os viciados que fazem uso regular de crack praticaram roubos ou furtos.

Como a evolução da dependência com relação a esta droga é muito rápida, quando os familiares...
tracking img