Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
PARASITOLOGIA

A parasitologia é uma ciência, da área de saúde, auxiliar da medicina e veterinária. Esta ciência atua no estudo dos parasitas invertebrados, protozoários e algumas espécies deparasitas vertebrados.

Esta ciência tem como objetivos principais:

- Tratar dos sintomas provocados por parasitas;
- Desenvolver tratamentos contra os parasitas;
- Identificar os processos dedesenvolvimento de epidemias parasitárias;
- Criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais.

Os especialistas em parasitologia precisam conhecer muito bem ociclo de vida dos parasitas, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição e densidade dos parasitas.

Esta ciência é muito importante, pois muitos parasitas podem provocardoenças complicadas, levando o indivíduo afetado, se não tratado adequadamente, à morte.
Parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a suasobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro um processo conhecido por parasitismo.
Todas as doenças infecciosas e as infestações dos animais e das plantas são causadas por seres considerados, emúltima análise, parasitas.
O efeito de um parasita no hospedeiro pode ser mínimo, sem lhe infectar as funções vitais, como é o caso dos piolhos, até poder causar a sua morte, como é o caso de muitosvírus e bactérias patogênicas. Neste caso extremo, o parasita normalmente morre com o seu hospedeiro, mas em muitos casos, o parasita pode ter-se reproduzido e disseminado os seus descendentes, quepodem ter infectado outros hospedeiros, perpetuando assim a espécie.
Algumas espécies são parasitas apenas durante uma fase do seu ciclo de vida: o cuco é parasita de outra ave apenas na fase de ovo ejuvenil, enquanto que os adultos têm vida independente.
Classificação dos Parasitas
Os parasitas podem classificar-se segundo a parte do corpo do hospedeiro que atacam:
• Ectoparasitas...
tracking img