Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 Amebíase
A amebíase é em escala mundial, a terceira causadora de mortes entre doenças parasitarias, somente supera pela malaria e esquistossomose. A E. histolytica é mais freqüente em zonastropicais e sub tropicais, onde a população apresenta baixo nível sócio-econômico e higiênico-sanitário, embora seja mais grave nestas regiões, também em paises de clima temperado e do clima frio.
1.1Classificação e Causador
Reino: Protista
Filo: Protozoa
Sub-Filo: Sarcodina
Classe: Lobozia
Ordem: Aemoebida
Família: Entamoebida
Gênero: Entamoeba histolytica
As espécies do gênero Entamoebasão todas parasitas do homem ou de animais, á exceção da Entamoeba mochkoviskii que é uma ameba de vida livre.

1.2 Morfologia
As diferentes espécies de amebas que vivem no trato intestinalhumano se distinguem umas das outras, pelo tamanho do trofozoítos e do cisto, pelo numero de formas das inclusões citoplasmática ( vacúolo nos trofozoítos e corpos cromatóides).
Em E. coli, o citoplasmanão é diferenciado: o núcleo apresenta a cromatina grosseira e irregular e o carissoma grande e excentro. O cisto apresenta-se como uma pequena esfera contendo até oito núcleos.
A E. histolyticaserá descrita em cada uma de suas fases;
- Trofozóitos, geralmente com um núcleo bem visível, destacado e geralmente esférico, a menbrana nuclear é bastante delgada e a cromatina justaposta internamentea ela é formada por grânulos, uniformes no tamanho e na distribuição, dando ao núcleo o aspecto de anel, apresenta-se pleomórfico, ativo, alongado, com emissão rápida e continuas de pseudopodes,grosso e hialinos: costuma imprimir movimentação direcional, parecendo estar deslizando sobre a superfície. O citoplasma apresntase diferenciado em ectoplasma, que é claro e hialino, e endoplasma, que éfinalmente granuloso, com vacúolos, núcleos e restos de substancias alimentares.
- Precisto; É uma fase intermediaria entre trofozóito e o cisto. È oval ou
ligeiramente arredondado, menor que o...
tracking img