Parasitismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parasitismo

É a associação entre duas espécies onde uma (parasita) vive as custas da outra (hospedeiro), prejudicando a sua vida. No parasitismo, ao contrário do predatismo não há a morte imediatado hospedeiro, o que só acontece com o passar do tempo. Os parasitas retiram todas as substâncias que servem de nutrição do corpo do hospedeiro, assim causam vários tipos de consequências, podendochegar até mesmo na morte.
Podemos citar, como exemplo deste fenômeno, o piolho, que vive como parasita no couro cabeludo de seres humanos e animais domésticos. Eles retiram do seu hospedeiro o sangue,alimento fundamental para a sua sobrevivência. Outro exemplo bem conhecido é a tênia, que vive no sistema digestório dos seres humanos.
Eles podem ser transmitidos entre os seres humanos através docontato pessoal ou do uso de objetos pessoais.
Podem também ser transmitidos através da água, alimentos, mãos sem a devida higienização, poeira, através do solo contaminado por larvas, porhospedeiros intermediários (moluscos) e por muitos outros meios.
O parasitismo tem relações Interespecíficas desarmônicas, isso significa que acontece uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, e umaé mais prejudicada que a outra.

Classificação dos Parasitas
- Parasitas Completos: vivem no hospedeiro durante a vida toda.
- Parasitas Incompletos: vivem no hospedeiro durante um certoperíodo da vida.
Um exemplo desse parasita são as Vespas Jóias, que adaptam suas larvas no interior de outro inseto, como se fosse uma barriga de aluguel, e deixam o inseto totalmente submisso ao seu poder.Pesquisas ainda estudam o poder dessas vespas.
- Endoparasitas: vivem na parte interna do hospedeiro. Exemplos: tênias, vermes e alguns microorganismos.
- Ectoparasitas: vivem na parte externa doanimal ou planta. Exemplos: fungos, piolhos, pulgas e carrapatos.
Há um crustáceo, com cerca de 3 a 4 cm que entra na boca dos peixes através das guelras, e se anexa na base da língua. Após se...
tracking img