Paraolimpiadas/paralimpiadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são?
As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais, porém ocorre a participação somente de atletas com deficiências físicas e sensoriais (exemplos: amputações, cegueira e paralisia cerebral) e deficientes mentais. As modalidades são adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas. Estes jogos mostram que, apesar da deficiência física,estas pessoas conseguem se dedicar aos esportes em nível profissional. É um exemplo de integração e inclusão social esportiva para os portadores de necessidades especiais. Os Jogos Paralímpicos são organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional com sede em Bonn (Alemanha).

Participação e desempenho do Brasil nas Paraolimpíadas de Pequim 2008
- Nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, osatletas brasileiros fizeram bonito e conquistaram 16 medalhas de ouro (8 na natação, 4 no atletismo, 1 no judô e 1 no futebol de 5 e 2 na bocha), 14 de prata (4 no atletismo, 7 na natação, 2 no judô e 1 no tênis de mesa) e 17 de bronze (7 no atletismo, 4 na natação e 2 no judô, 1 na bocha, 2 na equitação e 1 no remo). Nosso país ficou em 9º lugar no quadro de medalhas.
Participação e desempenho doBrasil nas Paraolimpíadas de Londres 2012:
- Nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012, os atletas brasileiros fizeram bonito e conquistaram 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 8 de bronze. Nosso país ficou em 7º lugar no quadro de medalhas, com 43 medalhas conquistadas.

Modalidades são adaptadas para vários tipos de deficiência
Para quem tem qualquer tipo de limitação nos movimentos:Arco-e-flecha, atletismo, basquete, bocha, ciclismo, hipismo, iatismo,
Levantamento de peso, natação, tênis de mesa, tiro, vôlei.

Só para quem usa cadeira de rodas:
Basquete, esgrima, rúgbi, tênis.

Cegueira total ou parcial:
Atletismo, ciclismo, futebol, goalball*, hipismo, iatismo, judô, natação.

* Esporte exclusivo das Paraolimpíadas: dois times de três jogadores devem rolar uma bola com as mãosaté o gol adversário. Comitê Paraolímpico Brasileiro: 

Atletismo

O atletismo faz parte dos Jogos Paraolímpicos desde a sua primeira edição em Roma, 1960. Participam nas provas atletas com todos os tipos de deficiência, nos generos masculino e feminino. Estes são classificados de acordo com o tipo de deficiência apresentada, de forma a haver equilíbrio na competição. As provas sãodivididas em: Corridas, saltos, lançamentos e pentatlo.

Basquetebol em cadeira de rodas

Destinada á portadores de deficiência física motora, em cadeira de rodas, nas categorias masculina e feminina. A modalidade segue as mesmas regras da Federação Internacional de Basquete Amador, com adaptações para os atletas participantes: a cada dois movimentos para impulsionar a cadeira, o jogador temde driblar a bola pelo menos uma vez e a falta técnica é utilizar os membros inferiores para obter algum tipo de vantagem, como colocar o pé no chão ou levantar um pouco do assento. As dimensões do campo e a altura dos cestos são as mesmas do basquete convencional.

Boccia

Incluída nas Paraolimpíadas em 1984 (Roma), é uma modalidade que requer concentração, coordenação, controlomuscular, precisão, trabalho em equipa, cooperação e estratégia. Destinada a pessoas com paralisia cerebral ou dificuldade motora e utilizadores de cadeira de rodas, a competição consiste em lançar bolas (vermelhas ou azuis) o mais próximo possível da bola branca. Assim vence o jogador ou a equipa que aproximar mais a bola, que podem ser impulsionadas pela mão, o pé ou com a ajuda de um dispositivoauxiliar.

Ciclismo

Atletas com paralisia cerebral, deficientes visuais e amputados praticam o ciclismo, nas categorias feminina e masculina, individual ou por equipas usando bicicletas e triciclos (paralisados cerebrais, segundo o grau de lesão). Atletas cegos competem em bicicletas duplas, com um guia. As regras são as mesmas do ciclismo convencional, mas com pequenas...
tracking img