paraolimpiadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) – História

A partir da fundação do Comitê Paralímpico Internacional, em 1989, surgiu uma tendência mundial para a criação de Comitês Paralímpicos Nacionais, os chamados National Paralympic Committees (NPCs). Com a realização dos Jogos de Barcelona`92 (1992), a formação dos NPCs já se tornava urgente: o IPC precisava ter como filiadas as entidades quepossuíssem representatividade em nível nacional e agregassem modalidades para pessoas com todos os tipos de deficiência. Portanto, a partir de 1993, a ideia de se criar um Comitê Paraolímpico no Brasil começou a tomar corpo.
Os representantes da ABDA, ABDC, ANDE e ABDEM debateram a criação do NPC brasileiro. Em decisão conjunta, no dia 9 de fevereiro de 1995, foi fundado o Comitê Paraolímpico Brasileiro(CPB), com sede na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.
Apesar do curto período de existência, o CPB passou a colocar em prática uma de suas principais funções: a organização de eventos paraolímpicos nacionais para o desenvolvimento do esporte no país. Ainda em 1995, o CPB organizou os I Jogos Brasileiros Paradeportivos, em Goiânia. A segunda edição da competição foi realizada no Rio de Janeiro,no ano seguinte.

Mudança de sede

Em 19 de junho de 2002, a sede do Comitê Paraolímpico Brasileiro foi transferida de Niterói para Brasília. Esta medida foi tomada para colocar a entidade máxima do esporte paraolímpico nacional na cidade que é o centro das decisões políticas do Brasil. Além disso, o comitê ganhou mais visibilidade e acessibilidade ao estar no centro geográficodo país.
OComitê Paraolímpico Brasileiro passou a contribuir, progressivamente, para o fomento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência. As iniciativas foram desde a divulgação e organização de competições até o envio de atletas para eventos no exterior. Com a aprovação da Lei Agnelo-Piva (Nº 10.264), em 2001, o CPB obteve uma fonte permanente de recursos financeiros, o que garantiu uma melhorexperiência esportiva para os atletas brasileiros.
Assim, com o devido apoio, as ações começaram a surtir o efeito esperado durante a Paralímpíada de Sydney, 2000, na qual o Brasil ficou em 24º lugar no quadro geral de medalhas, após a conquista de seis ouros, dez pratas e seis bronzes. Quatro anos depois pulou para o 14º lugar e nas Paralimpíadas de Pequim, realizadas em 2008, o país conquistou o9º lugar,até então sua melhor participação na história dos jogos. No total foram 47 medalhas, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze. Em apenas,oito anos, o número de atletas da delegação cresceu 300%, saltando de 63 participantes em Sydney para 188 em Pequim. (Fonte: Wikipédia)

O Brasil nas Paraolimpíadas

A primeira representação do Brasil em Jogos Paraolímpicos foi em 1972, emHeidelberg, na Alemanha.

Em 1976, na Paraolimpíadas do Canadá, as primeiras medalhas: Robson Sampaio de Almeida e Luís Carlos "Curtinho" conquistaram a prata na bocha.

Na Holanda em 1980, o time de basquete masculino em cadeira de rodas e um nadador, marcaram a presença do Brasil.

As Paraolimpíadas de Verão de 1984 foram realizados Stoke Mandeville, Grã-Bretanha (atletas em cadeira de rodas) eem Nova Iorque, Estados Unidos (atletas com paralisia cerebral, deficiências visuais, amputados e "les autres"). Na Inglaterra, com a participação apenas de atletas em cadeira de rodas o Brasil conquistou 21 medalhas. Nos Estados Unidos, os Jogos foram para amputados, cegos e paralisados cerebrais. A atleta Anaelise marcou sua presença, tornando-se a primeira cega brasileira medalhista doatletismo. O feito foi alcançado na prova dos 100m rasos.

Em 1988, o Brasil conquistou 27 medalhas nos Jogos Paraolímpicos de Seul: quatro de ouro, dez de prata e 13 de bronze. Na classificação geral, voltou como 25º colocado, entre 65 países concorrentes. Nesta edição, o atleta Luís Cláudio Pereira ganhou três medalhas de ouro - disco, dardo e peso - e estabeleceu três recordes, sendo dois...
tracking img