Problemas sociais encontrados em uma cidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS HISTÓRIOS E TEÓRICOS-METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL

ATPS - ETAPA 4

PASSO 1
São grandes os problemas sociais encontrados em Fortaleza. Considerado o quinto município maispopuloso do Brasil, com três milhões de habitantes sendo sua maioria na capital.
Programas de políticas sociais, como CRAS e CREAS, confrontam-se diariamente com várias vertentes das questões sociaisdestacando-se a violência, a pobreza em seus variados segmentos, o desemprego, a saúde da família, a educação de qualidade, moradia digna entre outros.
PASSO 2
A constituição de 1988 representa umgrande avanço em nossa história. No entanto, ainda hoje, a realidade brasileira entra em contradição com os ideais decretados, de modo a vivermos num país com imensa desigualdade social.
De acordocom relatório da ONU-HABITAT, o Brasil destaca-se como o quarto país com maior desigualdade da América Latina, perdendo somente para a Guatemala, Honduras e Colômbia. A distribuição desigual da riquezagera um aumento da violência, principalmente no que se refere ao tráfico de substâncias ilícitas.

VIOLÊNCIA NA CIDADE DE FORTALEZA
Diversos fatores contribuíram para o aumento do numero deviolência em Fortaleza. A urbanização acelerada traz um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas, contribuindo para o crescimento desordenado e desorganizado da cidade. Colaboram também para o aumento daviolência as fortes aspirações de consumo, em parte frustradas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho, dadas as profundas alterações provocadas no mundo pelo avanço da tecnologia.
Ascausas de violência são associadas, em partes, a problemas sociais como a miséria, a fome e o desemprego.


USUÁRIOS DE DROGAS EM FORTALEZA
O uso e o tráfico de drogas são os maiores desafiosdeste município, causando o aumento da violência e desintegração nas famílias carentes.
Antigamente, o usuário de drogas era tratado como bandido pela polícia e louco pelos médicos, além de ser...
tracking img