Parametros curriculares nacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE III: OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E O PAPEL DO CURRÍCULO NA ESTRUTURA ESCOLAR

OBJETIVOS DA UNIDADE:
* Discutir conceitos e concepções sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais;
* Abordar e discutir os temas transversais e a relação com os componentes curriculares no planejamento da ação educativa.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
a) Reflexão analítica e crítica sobre oselementos formadores e articuladores da Morfologia e sintaxe dos pronomes ;
b) Compreensão de termos especializados por meio dos quais se pode discutir e transmitir a fundamentação estrutural e sintática da língua portuguesa;
c) Conhecimento e análise da língua como objeto de estudo histórico, morfológico e sintático.

ILUSTRAÇÃO

Ilustração: Poderia desenhar algo semelhante e no livrocolocar PCNs
1. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E O PAPEL DO CURRÍCULO NA ESTRUTURA ESCOLAR

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, discutidos e apresentados inicialmente em 1995 e 1996, tiveram sua publicação pelo MEC no ano 2000 e são os referenciais de qualidade para a educação básica em todo o país. Tem a função de orientar a política educacional determinada pelo Ministério da Educação eCultura e a elaboração de propostas curriculares. Não representam nenhuma imposição fechada que se sobreponha à competência dos Estados, Municípios e instituições de ensino na elaboração de seus programas, ao contrário, oferecem autonomia de acordo com as diferenças socioculturais e regionais encontradas no país.
Apresentam referenciais necessários para a organização do sistema educacionalbrasileiro orientando e garantindo coerência em seus investimentos e não a solução para todos os problemas encontrados e que afetam a qualidade do ensino e da aprendizagem no país. Neste contexto, os PCNs representaram papel fundamental ao elaborarem um currículo de referência nacional, indicando horários,distribuição de aulas, quantidade de horas mínimas, disciplinas da parte comum e da partediversificada.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais precisam ser compreendidos em quatro níveis de concretização. Em primeiro lugar, como referência nacional para a educação básica, orientando projetos e ações políticas do Ministério de Educação e do Desporto para a formação inicial ou continuada dos professores. Outro nível é o da utilização dos PCNs nas adaptações ou elaborações das propostascurriculares dos Estados e Municípios. Em terceiro lugar, apresenta-se o nível de concretização das propostas curriculares de cada instituição, respeitando suas identidades, envolvendo toda a comunidade escolar em um processo dinâmico de discussões e construções. Por último, o quarto nível de concretização dos PCNs é o de realização das programações das atividades de ensino e de aprendizagem nas salas deaulas.
Repetindo, é preciso entender que os PCNs não devem ser encarados como regras e determinações únicas para todo o território brasileiro, tendo em vista a dimensão e a diversidade cultural do país.
Cabe a cada Estado elaborar ou reformular seu currículo, funcionando os PCNs como referências. Eles apontam o que é básico,
o deve ser minimamente desenvolvido e apresentado nos currículos,tendo como pano de fundo os princípios da construção da cidadania. Além de serem referências para os sistemas municipais e estaduais de ensino, os PCNs são referências para orientar as políticas públicas do Ministério da Educação. (MANSUTTI apud MAIA, 2001, p. 79).

1.2 OBJETIVOS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem seus objetivos para os alunos, emcapacidades que os mesmos devem desenvolver durante o seu processo de escolaridade. Seguindo o documento estabelecido pelo MEC, estes objetivos estão classificados como capacidades de ordem cognitiva, afetiva, física, ética, estética e de relação interpessoal e inserção social, conforme descritos a seguir (MEC, 2000,p. 67):

• A capacidade cognitiva está relacionada à aquisição e operação com...
tracking img