Parafrase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Escola Estruturalista
Primeira escola da Administração a tratar a organização como um sistema aberto, ou seja, com interfaces com o meio.
Surgimento da Escola Estruturalista
A Escola Estruturalista surgiu em decorrência do declínio do movimento das relações humanas, no final da década de 1950. O impasse criado pela Escola Clássica e pela de Relações Humanas não foi superado pela teoria daburocracia. Surge, então, a Escola Estruturalista (como conseqüência dos seguintes aspectos:
a) Oposição entre os aspectos formais, e os defendidos pelos autores da escola clássica informais, valorizados pelos autores da Escola de Relações Humanas.
b) A necessidade de visualizar a organização como um todo, e não de forma compartimentada e isolada. A organização lida com muitas variáveiscomplexas de ordem interna e externa. Ela tanto influencia como pode ser influenciada pelo ambiente externo direto e indireto.
c) A repercussão dos resultados dos estudiosos estruturalistas na compreensão das organizações como um todo integrado e complexo
Conceito de Estruturalismo
Estruturalismo é uma modalidade de pensar e um método de analise praticado nas ciências do século XX, especialmentenas áreas humanas. É um método analítico e comparativo que estuda elementos ou fenômenos em sua totalidade, salientando seu valor de posição.
Os estruturalistas preocupam-se com as relações e interconexões das partes na constituição e na compreensão do todo, esta alicerçado na totalidade e na reciprocidade para facilitar o entendimento de que o todo é maior que a simples soma das partes.Fundamentos da Escola Estruturalista
a) O Homem organizacional
O homem organizacional é aquele que desempenha diferentes papeis em organizações diversas, ou seja, numa determinada organização o homem desempenha o papel de consultor e em outra, o de diretor comercial. Para cada papel desempenhado, o homem deve adotar diferentes posturas/comportamentos.
Flexibilidade, em face das constantes mudançasque ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações.
Tolerância, às frustrações para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediação é feita através de normas racionais, escritas e exaustivas.
Capacidade de adiar as recompensas, e poder de compensar o trabalho rotineiro naorganização em detrimento de preferências pessoais.
Permanente desejo de realização, para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais.
b) Os conflitos inevitáveis
Tanto na escola de Relações Humanas como a da Administração Clássica deixaram de lado o assunto conflito. Esta sustentava a harmonia de interesses entre patrões entreempregados, e aquela defendia que a harmonia podia ser conseguida pela administração por meio de uma atitude compreensiva e terapêutica. Para os estruturalistas, o conflito entre grupos é um processo social fundamental. É o grande elemento propulsor do desenvolvimento, embora isso nem sempre ocorra.
O movimento estruturalista não só reconheceu o conflito como inevitável, mas também como desejável paratirar os empregados da zona de conforto. Ele deve estimular a mudança. A Expressão conflito permite o aparecimento de diferenças autênticas de interesses e crenças, cuja luta pode conduzir a uma verificação do poder e do ajustamento do sistema da organização à situação real e, fundamentalmente, à paz na organização.
A habilidade de administrar conflitos, sem dúvida, é uma das qualidades maisimportantes que o gestor precisar possuir. Um estudo revelou que um gestor gasta aproximadamente 30% do seu tempo lidando com conflito.
A administração de conflitos foi considerada mais importante que a tomada de decisão, a liderança e a comunicação.
O conflito pode ser estimulado pelos atributos estratégicos nas seguintes situações:
* Quando os empregados não são envolvidos na elaboração e na...
tracking img