Parafrase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PARÁFRASE
História do trabalho humano
De acordo com Oliveira (1998 p.5). O inicio da atividade do trabalho humano pode ser definido a partir do momento em que o homem começou a buscar meios de satisfazer suas necessidades materiais.
Na sociedade pré-industrial predominava o trabalho escravo onde eram obrigados a trabalhar nas terras de seus senhores e a entregar parte da produção rural comopagamento pela utilização da terra e pela defesa militar que recebiam, para os escravos não havia direito trabalhista, pois mesmo recebendo proteção militar e política eles não possuíam uma vida livre, conforme relata Nascimento (2006 p.23).
A idade Média foi o período das corporações, na qual ainda não haviam permitido a existência de uma norma jurídica ou direito trabalhista, e que cadacorporação tinha um estudo sobre as normas de trabalho, havia também três categorias na corporação os mestres que eram proprietários da oficina, e que só chegavam a essa posição após serem aprovados com a confecção de uma obra mestra, os companheiros trabalhadores livres que ganhavam salários dos mestres e os aprendizes menores que recebiam ensinamentos de uma profissão ou ofício dos mestres.
O nomelabor foi dado no século XVIII com o aumentou do drama do operário, o nome foi dado para designar a total desproteção da atividade laborativa e das condições de vida do operário, que colocavam a disposição sua força de trabalho para as indústrias em substituição ás indústrias de maquinas a vapor, conforme relata Nascimento (2006 p. 24).
Com as idéias do liberalismo, da revolução Francesa de 1789,três princípios foram valorizados:
A Liberdade levou as relações de trabalho para a plena autonomia contratual, e o capitalista livre e mais forte podia impor suas condições ao trabalhador sem a interferência do Estado. A Igualdade foi valorizada pelo socialismo. A Solidariedade se inspirou em um sistema de associações que hoje é chamado de seguridade social, que é um novo ramo do Direito dotrabalho chamado de previdência e assistência social.

Empresa
De acordo com Seixo (p. 4). Por muito tempo o homem é obrigado á formar grupo para superar limitações individuais, para satisfazer suas necessidades e compartilhar com o seu semelhante de uma forma organizada.
Já não era suficiente o improviso e o homem começou a inventar seus instrumentos para fabricar outros, daí surgiu amanufactura conhecido como “oficina”, que era utilizado pelos trabalhadores para a fabricação e vendas de ferramentas e utensílios.
O homem foi ao longo do tempo foi dominando seu domínio sobre a natureza e melhorando sua qualidade de vida e possuindo mais bens.
Pequenas áreas agrícolas foram as primeiras unidades econômicas a existir.
A empresa ligada ao fabrico nasceu com a procura da diversidadecomo comercialização de bens e prestação de serviços, portanto empresa é uma associação no qual se reúne recursos para atingir determinados objetivos interagindo com o meio exterior.
Tendo como objetivo o lucro, Segundo Chiavenato (p.44), empresa é a organização destinada á produção e comercialização de bens e serviços, ela também é dividida conforme seu tipo de produção, que são quatrocategorias, industriais, comerciais e financeiras.
Para Faria (p.1). É denominada empresa todas as organizações com atividades destinadas a produção, comercialização, venda, troca de utilidades ou prestação de serviços, e o que a diferencia das demais atividades e que os artigos produzidos, adquiridos ou vendidos e os serviços prestados não viram logo no principio o consumo do próprio produto.
Noaspecto organizacional, administrativo e econômico pode-se definir que empresa é o organismo técnico-econômico que coordena a natureza, o trabalho, o capital e a tecnologia, transformando a riqueza em serviços para obter lucro para satisfazer as necessidades, conforme relata Faria (p.2).

Recrutamento e Seleção de Pessoas
Para Pontelo e Cruz (p.23). Recrutamento é definido como o método de uma...
tracking img