Parafrase metodologia de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paráfrase do texto: Manual de metodologia da pesquisa no Direito.

CONHECIMENTO E METODOLOGIAS DA PESQUISA

A forma mais simples de conhecimento é aquela que provém das informações que recebemos através de nossos próprios sentidos. É um modo um tanto quanto primário de se adquirir o conhecimento, uma vez que a realidade não se limita àquilo que vemos, ouvimos, sentimos, ela esta e vai muitomais além disto.
Por várias vezes acabamos por tratar o conhecimento como uma meta, um alvo a ser alcançado e não nos damos conta que ele vai muito mais adiante, ele é um processo inacabado que a cada descoberta agregamos uma nova informação ao assunto em pauta.
Por anos se acreditou que a terra era quadrada devido ao horizonte ser reto, se acreditou que a terra era imóvel e tudo se movia emtorno dela, e temos a tendência de acreditarmos naqueles que temos como autoridade no assunto discutido, porém, a muito tempo já ficou evidenciado que o conhecimento é cabível a todos nós. O fundamental é não esquecermos que o conhecimento não é estático, e tão pouco esta à venda; trata-se de algo dinâmico, em constante mutação, em processo permanente. O mesmo pode se dar de varias formas, porém, asmais relevantes são: o Mito, um relato em forma de fábula; a Religião, ideia da fé; a Filosofia, alto grau de reflexão sobre qualquer assunto; o Senso comum, conhecimentos práticos e a Ciência que vai muito além do senso comum, através de investigações dos objetos, fatos, coisas a partir de suas causas, efeitos e leis
Impossível falar sobre conhecimento e não trazer ao contexto a noção deverdade, que assim como o conhecimento sofre mutações, o que hoje é uma verdade para toda uma geração, amanhã pode não mais ser. Uma vez falando sobre verdade, podemos também mencionar um dogma, que nada mais é do que algo aceito como verdade desde o ponto de partida de nosso raciocínio, dispensando qualquer modalidade de reflexão. O dogmático é indiferente sobre a realidade externa, trata-se de umomisso, diferentemente do contradogmático que significa ser critico.
Existem vários caminhos para se adquirir o conhecimento, porém o mais utilizado é o método cientifico, que nada mais é que um caminho adotado para alcançar o objetivo que se busca. A partir do momento que estabeleço o método de pesquisa, posso articular minha técnica para executar a atividade em pauta, que pode vir a ser coleta deanalises, pesquisas, seleção, leitura, além de outros instrumentos disponíveis.
Dentro dos tipos de métodos, temos o indutivo, que é aquele que me permite analisar um objetivo para então tirar conclusões, seu propósito é chegar à conclusões mais amplas, resultando de observações. E em contrapartida a este, temos o dedutivo, que é aquele onde passamos do geral para argumentos particulares. “Oraciocínio dedutivo fundamenta-se em um silogismo, uma operação típica da Lógica em que, a partir de uma premissa maior e mais genérica e uma menor e mais especifica, pode-se chegar a um resultado necessário que é a conlusão,” Mezzaroba, 2006, 18.
Válido também mencionar um método que se utiliza dos outros dois recém-citados, que é o método hipotético-dedutivo. Que em comum com o dedutivo tem oprocedimento racional, e com o indutivo o procedimento experimental.
Não de menor importância temos o método experimental, que é aquele onde um objeto é submetido a um quadro controlado verificando assim suas reações, atributos, comportamento; O método estatístico, que é aquele onde se desenvolvem estatísticas com parâmetros de amostras; o método histórico, no qual serão levados em conta oscontextos históricos do objeto em estudo; o método comparativo, onde ocorre um confronto entre os objetos analisados promovendo assim uma constatação de suas diferenças, e semelhanças.
Superado os métodos, temos os referencias teóricos, que deve “partir de um conjunto de concepções teóricas, conceitos, categorias que estejam aptas a identificá-lo como objeto de pesquisa e que possam ser utilizadas...
tracking img