Paradigmas e ordem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O que significa afirmar que a Sociologia é um conhecimento científico, portanto diferente do conhecimento de senso comum?
Significa dizer que a sociologia é uma ciência, testada através dehipóteses, através de estudos que visam solucionar problemas ou em algumas situações levantar problemas. A ciência usa os fatos para confirmar ou negar supostas teorias. Já o censo comum, até possui a funçãode estabelecer ordem como o conhecimento científico, porém, sem o cunho esclarecedor, investigativo.
2) Identifique os paradigmas científicos da obra de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber,autores clássicos da Sociologia, sobre a concepção de sociedade.
Karl Marx - a contradição social revelado pelo filósofo está na análise da dinâmica capitalista. Toda sociedade produz, consome e dessemodo se reproduz. As relações de produção na sociedade capitalista são de dominação onde o patrão visa o lucro e o trabalhador assalariado, quer seu salário. O conflito de classe mostra a contradiçãosocial e leva às lutas sociais. O método é de apreensão e permite ir à raiz da realidade, procurando entendê-la e proceder à transformação da realidade social.
Émile Durkheim – traça o paradigma dasociedade integrada, onde a divisão do trabalho e outros processos de diferenciação social fazem emergir interesses, vontades individuais ou coletivas com freqüência radicalmente opostos. No entanto asociedade funciona, permanece e se transforma, sendo ainda, que o estado variável da sociedade era observado como um sistema social, uma coletividade, que tendia à estabilidade, ao equilíbrio, graças àintegração entre suas partes. O amálgama que une as partes são laços de coesão ou solidariedade que diferem conforme o tipo de sociedade. Investiga os fenômenos sociais como ciências naturais,considera os fatos sociais como coisas.
Max Weber – Interpreta o sentido da ação social. A compreeensão ocorre por meio da razão, a partir dos significados e valores de quem investiga. Os valores devem...
tracking img