Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Psicologia Profª Alice Marques

AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira de. Psicologia Aplicada à Administração: uma abordagem multidisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2005. Cap. 02 p. 21-45.


Buscando um Novo Paradigma de Pensamento:
O Pensamento Complexo


I Ao terminar a leitura deste capítulo, você deverá ser capaz de compreender:
1. O que é um paradigma de pensamento;2. As relações entre paradigma de pensamento e compreensão da realidade;
3. O paradigma do pensamento simples, suas características e patologias;
4. O que é autonomia e sujeito;
5. O paradigma do pensamento complexo e suas características;
6. O que se entende por complexidade nas organizações.


IO grande desafio da humanidade na passagem do milênio é pensar a complexidade. As mudançasdesordenadas, os riscos e as incertezas provocadas pelo processo de globalização caracterizam uma realidade complexa. Compreendê-la e lidar com ela exigem uma forma de pensar complexa. A teoria da complexidade desenvolvida por Edgar Morin possibilita esse conhecimento e é pela sua discussão que iniciaremos a caminhada na direção da compreensão da complexidade:
Todavia, para entender o pensamentocomplexo é necessário compreender a questão do ato de pensar. Pensar é uma atividade específica do ser cognitivo, o ser humano. Pensar é, pois, a ação mental de elaborar representações mentais, de organizá-las e de reorganizá-las, transformando-as em novas representações. A representação mental da realidade percebida não é uma cópia da realidade como tal. Os seres humanos selecionam aspectos dessarealidade quando formam uma representação mental e criam sua própria imagem a realidade.


Componentes do sistema de representação mental

A seletividade do que é percebido, a formação de diferentes sentimentos em relação à representação mental de dada realidade, bem como as diferentes formas de sua organização em nossa mente sofrem influências de diferentes fatores. Há fatores que influenciama formação das representações mentais e sobre os quais podemos atuar, modificando-os, tornando, assim, nosso processo mental e nosso pensamento qualitativamente superiores. Esses componentes são: o paradigma, o contexto e nossos esquemas pessoais, valores individuais, objetivos e intenções.


Paradigma

Paradigma, como definido por Kuhun (1994), é uma estrutura imaginária, um modelo depensamento próprio de cada época da história e produzido pela experiência de mundo, pela linguagem da época e imposto a todos os domínios do pensamento. Morin (1990), ao conceituar o paradigma de pensamento como princípios supralógicos de organização de pensamento, retoma o conceito anterior, explicando-o: para ele, esses princípios supralógicos são constituídos pelos pressupostos filosóficos acerca darealidade, ou seja, o que ela é e a forma de estudá-la. Como afirma o autor, esses princípios são ocultos e governam nossas visões das coisas e o mundo, sem que tenhamos consciência disso.
Na realidade, são crenças e conhecimentos que conduzem nosso pensamento, sem que saibamos que o fazem. Essas crenças e conhecimentos são produzidos e transmitidos em determinados períodos da história dahumanidade. Cada momento histórico produz determinada representação social, isto é, uma visão geral do mundo que orienta todos os pensamentos, e os discursos daquela época. Em outras palavras, a interpretação e a construção da realidade são baseadas nessa visão geral, nesse paradigma, nessa estrutura imaginária que dita a forma e a norma aceitável, viável de se pensar.
Assim, explica-se a importância darepresentação social ou paradigma de pensamento como um dos elementos básicos da formação do sistema de representação de cada indivíduo, mas isso não é suficiente para esclarecê-lo. O contexto socioeconômico e cultural no qual o indivíduo está inserido, seus valores, suas intenções e/ou objetivos completam e se somam na compreensão da formação da representação mental ou da criação pelo...
tracking img