Para que filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É da natureza humana fazer indagações sobre tudo e todos, buscar respostas, desvendar mistérios e almejar sempre a verdade. Assim, é comum questionar o porquê das coisas e descobrir qual a finalidadede tudo, pois para o ser humano tudo o que se faz deve ter uma resposta lógica e convincente.
Por isso, quando inicia-se o estudo da Filosofia, ouve-se muito entre os alunos a grande questão: PRAQUE FILOSOFIA? É difícil compreender o porquê de estudar uma disciplina que a primeira vista “não tem nada haver com nada”, já que se espera sempre uma resposta objetiva e de prática imediata. Mas afilosofia nos leva muito além, embora nos faça questionar e não nos oferece resposta alguma, ela nos faz duvidar das nossas certezas, e nos instiga a chegar a conclusão e a admitir que, de fato, nadasabemos. Dessa forma nos fazer despertar para a realidade é o intuito da Filosofia, galgando sempre abrir os nossos olhos e despertar em nós a curiosidade e a busca de querer saber mais, não nosdeixando contentar-se com respostas objetivas, pois para a Filosofia há sempre muito por detrás das coisas. Mas para compreender o intuito filosófico é preciso ter consciência de si mesmo, uma vez que,quando somos o senhor da nossa condição humana descobrimos que as coisas são bem mais complexas do que aparentam, e principalmente é possível tomar consciência da imperfeição saindo da superficialidade eassim, transformar o mundo em algo bem menos misterioso para cada um de nós. É o mesmo que retirar vendas dos olhos, sair da escuridão, da obscuridade, percebendo que, o que entendemos por realidadepode ser apenas um sonho, ou uma ilusão. É como se estivéssemos acorrentados em uma caverna escura e só tivéssemos contato com projeções na parede das imagens do exterior dessa caverna e nessascondições isso é tudo o que se pode acreditar ser a realidade.
Porém como afirma Platão, há sempre alguém que não esta contentado com as aparências e busca sempre saber mais, as inquietações o faz...
tracking img