Para entender o mundo financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Aluna: Betina Guimarães Betini
Para entender o mundo financeiro

Os empréstimos de dinheiro tomam comumente a forma de títulos de crédito ou de débito. Em geral é o devedor que emite o título e o prestamista é quem o adquire, de modo que a transação financeira toma a forma (falsa) duma transação “comercial”: o aplicador compra o título do prestatário.
Os principais tiposde transações financeiras são: empréstimos de dinheiro, aluguel de bens, contratos de seguro e a compra/venda de ações de sociedades anônimas.
O valor do rendimento financeiro é o produto do valor principal vezes o prazo vezes a taxa de juros. Quanto maior o prazo, maior o rendimento. Portanto, no mundo das finanças, a mera passagem do tempo “produz” valor.
O risco financeiro não podeser previsto porque ele é autogerado pela própria expectativa de risco alimentada pelos agentes. Quando eles se comportam como otimistas, o risco de fato diminui, porque a economia real ganha fôlego para crescer. E quando eles se comportam como pessimistas, o risco de fato aumenta, porque a economia real é forçada a se contrair.
Especular é jogar com as expectativas do futuro da economiareal, formadas a partir de informações estatísticas e de análises de especialistas. A percepção do risco financeiro pelos agentes é colorida pelo otimismo ou pessimismo com que o futuro da economia real é encarado por eles.
As famílias tomadas em conjunto tendem a gastar menos do que ganham. Empresas e governos, pelo contrário, tendem a gastar mais do que ganham. Neste caso, se a políticaeconômica permitir que a demanda efetiva continue crescendo, o efeito será um aumento não mais do produto mas dos preços.
Ao crescer continuamente, a economia se defronta com uma quantidade cada vez maior de pontos de estrangulamento, até que sua possibilidade de prosseguir no crescimento vai quase a zero. Neste caso, se a política econômica permitir que a demanda efetiva continue crescendo,o efeito será um aumento não mais do produto, mas dos preços.
A expansão do valor dos ativos financeiros é causada pela alavancagem.
A alavancagem ocorre quando a mesma soma é objeto de sucessivos reempréstimos, ao passar pelas mãos de sucessivos intermediários financeiros. Isso decorre dos serviços que a intermediação financeira presta aos agentes da economia real. A multiplicaçãode ativos financeiros que resulta de seu funcionamento é a origem do descolamento dos valores financeiros daqueles gerados na economia real.
Os bancos devem reter uma parcela do valor total dos depósitos em caixa, como reserva, para poder honrar os saques de depósitos. A reserva se destina a assegurar aos depositantes de que poderão retirar seu dinheiro do banco a qualquer momento.Enquanto os depositantes confiarem na liqüidez dos bancos, poucos sacarão. Se por efeito dele a economia real se multiplicasse na mesma medida, o valor dos ativos reais e o dos ativos financeiros cresceriam no mesmo ritmo.
Há dois limites ao crescimento do multiplicador do valor financeiro. Um decorre do fato de que o crescimento da economia real esbarra no pleno emprego e outros pontos deestrangulamento materiais. A outra limitação ao crescimento das operações financeiras é o aumento do risco de crédito, isto é, da proporção de empréstimos não devolvidos. Este decorre do superotimismo gerado pela bolha de valorização financeira. O pânico se apossa dos mercados financeiros, todos os agentes viram ursos (só querem vender títulos), grande parte do capital fictício é queimada. Adeflação dos ativos financeiros representa o regresso do valor dos ativos financeiros ao nível da economia real.
Os bancos se originam da “alta finança”, grandes intermediários financeiros especializados em emprestar aos soberanos e que no século passado passaram a financiar também obras públicas, como a construção de canais e de ferrovias.
Na Europa continental e no Japão, bancos de...
tracking img