Zoonoses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ZOONOSES

O significado etimológico da palavra zoonoses é muito abrangente: “Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos”.
Cada detalhe destadefinição possui um significado próprio:
A dualidade doenças ou infecções foi introduzida para incluir as situações em que ocorrem infecções inaparentes, ou seja, animais vertebrados que se comportam comoportadores, pois albergam e eliminam os agentes etiológicos das doenças transmissíveis, sem apresentar qualquer sinal clínico que indique alteração de saúde.
Os termos naturalmente transmissíveisexcluem da definição possíveis patologias que poderão ser transmitidas apenas em condições experimentais, em indivíduos submetidos a condições artificiais tais como imunossupressão ou diferentes formasde stress.
Admite-se que as zoonoses ocorram desde os tempos pré-históricos da humanidade, no entanto é no período neolítico, a partir de oito mil anos antes de Cristo, que as condições favoráveispara transmissão de agentes de doenças transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos, se ampliaram pois foi nesta ocasião que se iniciou estruturação da agricultura, a domesticação dosanimais e o há o início da vida urbana organizada em aldeias.
Dentre as diversas causas responsáveis pelas discrepâncias na qualidade de vida em diferentes regiões do planeta, uma delas é a desnutriçãodecorrente da disponibilidade insuficiente de alimentos protéicos de origem animal.
Paradoxalmente, algumas regiões do mundo incluídas entre as classificadas como subdesenvolvidas ou emdesenvolvimento, possuem condições climáticas e topográficas muito favoráveis para a atividade pecuária e produção de alimentos de 2/9 origem animal. Neste particular, na América Latina, destacam-se Brasil,Argentina e Uruguai que possuem populações de animais produtores de alimentos (bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos e aves) iguais ou superiores as existentes nos países adiantados, no entanto os...
tracking img