Zoonoses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Controle de Zoonoses
Zoonoses são doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos e vice-versa. A palavra tem origem grega, onde zoon significa animal e nosos significa doença. Geralmente estas doenças são provocadas por parasitas hospedados em animais. Porém, as zoonoses também podem ser provocadas por microorganismos como, por exemplo, vírus, bactérias efungos.
O Centro de Controle de Zoonoses tem como meta atender mais prontamente às solicitações de toda a população, priorizando sempre a qualidade das informações transmitidas e a preocupação com o meio ambiente e a saúde da população.
As ações voltadas para o controle de doenças prevalentes serão efetuadas de forma progressiva e orientadas pela situação epidemiológica, com prioridade para asdoenças transmissíveis de maior significado econômico e sanitário.
As zoonoses de relevante importância para a Saúde Pública e incidentes em área urbana, destacam-se: raiva, leptospirose, tuberculose, brucelose, toxoplasmose, teníase e cisticercose. Além de dengue, febre amarela, malária, leishmaniose e doença de Chagas, que para serem controladas exigem da necessidade do controle de vetores que atransmitem. Também age contra animais peçonhentos como serpentes, escorpiões, aranhas e outros como causados por lonomias, lacraias, abelhas, etc. Outra atuação será o controle de animais incômodos, como alguns invertebrados( moscas, simulídeos e baratas) e vertebrados (pombos e morcegos).
É importante enfatizar que muitas dessas doenças săo fatais aos seres humanos. O Centro de Controle deZoonoses é um forte instrumento no combate e controle de endemias.
O conhecimento sobre zoonoses, nem sempre alcança a população exposta a riscos constantes sendo necessário programar ações de Educação Ambiental nestas áreas, pois a conscientização de que animais domésticos transmitem doenças aos seres humanos, independente do termo usualmente aplicado a essa condição, deve ficar bem estabelecida.O que se constitui um fator importante, pois o fato de saber da possibilidade de adquirir doenças leva à preocupação em evitá-las.
As zoonoses transmitidas por cães e gatos, em sua maioria não levam a óbito, porém é preciso ter alguns cuidados para evita-las. As principais doenças são a raiva, micoses, pulgas, carrapatos e sarna, transmitidas por ambos, e toxoplasmose que é transmitida somentepor gatos.
A Raiva é uma enfermidade infectocontagiosa aguda, quase sempre fatal, caracterizada principalmente por sinais nervosos ora representados por agressividade, ora por paresia e paralisia. O agente etiológico da raiva é um RNAvírus da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavírus (CORREA, CORREA, 1979).
Ainda de acordo com o autor, a principal via de ingresso do vírus da raiva étranscutânea, através de mordida de animais raivosos ou portadores que estejam eliminando vírus na saliva.
A profilaxia da raiva humana pode ser feita pré ou pós-exposição ao vírus. A profilaxia pré-exposição, realizada com vacinas e a profilaxia pós-exposição é indicada para as pessoas que acidentalmente se expuseram ao vírus, combinando limpeza criteriosa da lesão com a administração da vacina antirrábica(INSTITUTO PASTEUR, 2000).
Cães e gatos podem transmitir fungos aos seres humanos causando as conhecidas micoses, dentre elas estão a Tinha, Esporotricose e a Histoplasmose que serão descritas a seguir.
A Tinha é causada por fungos do gênero Trichophyton que crescem nos pelos, pele ou ambos, sua transmissão se dá pelo contato direto com outros animais ou pelo contato com objetos infectados(BLOOD, HENDERSON, 1978).
Como profilaxia é indicado o cortes dos pelos, isolamento apropriado, medidas sanitárias, terapia tópica e administração sistêmica de medicamentos fungicidas ou fungistáticos e evitar áreas geográficas suspeitas de abrigar os esporos dos fungos, além de desinfetar periodicamente o local onde o animal vive com água sanitária(QUIN, 2005).
A Esporotricose é outra micose...
tracking img