Planejamento familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O planejamento familiar é um ato consciente importante, pois torna possível ao casal programar quantos filhos terá e quando os terá. Permite às pessoas e aos casais a oportunidade de escolher entre ter ou não filhos de acordo com seus planos e expectativas. Programar o crescimento (ou não) da família nos dias de hoje é fundamental. Não apenas porque economicamente avida está mais difícil, mas também porque muitas vezes investir na carreira pode ser a prioridade do momento tanto para o homem como para a mulher.

O acesso à informação e a facilidade de obtenção de meios contraceptivos sob orientação médica adequada é a única maneira de preservar a saúde da mulher, evitando gestações indesejadas, diminuindo o número de gestações de alto risco,abortos inseguros e conseqüentemente reduzindo a mortalidade materna e infantil. O planejamento familiar também beneficia as crianças, na medida em que aumenta o intervalo entre as gestações: se elas pudessem nascer pelo menos dois anos depois da anterior, a morte de 3 a 4 milhões de crianças poderia ter sido evitada. O benefício do planejamento familiar para os homens e mulheres é evidente: elespodem, com a programação do nascimento de filhos, preparar-se melhor para oferecer uma vida e um futuro mais estável para sua família. Sempre com a supervisão de um médico, o casal pode ter conhecimento de como fazer para se evitar uma gravidez indesejada, e de como agir futuramente, com tranquilidade, na hora em que decidirem ter um bebê.
Hoje em dia também enfrentamos o problemade uma gestação precoce. A gravidez na adolescência continua sendo um problema sério e que exige atenção das autoridades governamentais porque em função da falta de maturidade acaba sendo um risco tanto para a futura mãe quanto para o bebê. O programa de planejamento familiar brasileiro é um dos melhores do mundo, mas simplesmente não funciona para quem dele precisa que são as classes menosabastadas. A desinformação leva a gravidez indesejada, que leva a dois caminhos ou a maternidade precoce ou ao aborto. Ambos não oferecem vantagens nem para a mulher nem para a sociedade.

Métodos Contraceptivos

Quando se fala em planejamento familiar estão diretamente interligados os métodos contraceptivos, pois esses são usados por casais sexualmente ativos a fim de evitar uma gestação. Asrazões para implantar técnicas contraceptivas incluem: vontades pessoais (não querer filhos, adiar o nascimento de filhos ou parar de ter filhos); condições médicas que podem ameaçar a saúde da mãe, do feto ou do filho (como diabetes, hipertensão, doença cardíaca, infecção por HIV) e preocupações sociais em relação às consequências do aumento populacional sobre o meio ambiente. Entre os métodoscontraceptivos temos os comportamentais, os de barreira, os hormonais, a esterilização voluntária o DIU e a anticoncepção de emergência.

MÉTODOS COMPORTAMENTAIS

1. Coito interrompido

O coito interrompido baseia-se na capacidade do homem pressentir a iminência da ejaculação e neste momento retirar o pênis da vagina evitando assim a deposição do esperma. O método requer autocontroledo homem, de forma que ele possa retirar o pênis pouco antes da ejaculação. Deve-se tomar o cuidado de antes do ato sexual o homem deve urinar e retirar restos de esperma de uma eventual relação anterior; antes da ejaculação, o pênis deve ser retirado da vagina e o sêmem depositado longe dos genitais femininos. A desvantagem desse método acontece, pois o líquido pré-ejaculatório pode conterespermatozoides vivos o que aumenta o índice de falha; não oferece proteção contra DST/AIDS; é comum a insatisfação sexual de um ou de ambos os parceiros; a eficácia deste método é difícil de avaliar, acreditando-se que o índice de gravidez seja acima de 25 gravidezes por 100 mulheres.

2. Tabelinha
O método de Ogino-Knaus, calendário, ritmo ou tabela como é mais conhecido, é talvez um dos...
tracking img