Para entender a economia capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No primeiro capítulo do livro, é importante ressaltar que a economia tornou-se quase uma necessidade do dia a dia, onde a todo momento aparece nas vidas de qualquer cidadão.
Sobre o conceito deteoria, partindo de suposições, dependem de uma perspectiva global de como a sociedade funciona. Nisso, o economista se fundamente numa ideologia de acordo com sua visão de mundo. A mesma, por sua vez,dá origem a diferentes teorias econômicas.
As quais se distinguem em dois grupos. O primeiro, paradigma neoclássico, parte da visão de uma sociedade em harmonia, composta de indivíduos que deacordo com seus interesses, se preocupa com o funcionamento do mercado e utilização eficiente de recursos.
No segundo, estão as teorias que partem da interação de classes sociais com interessesdivergentes, chamadas teoria clássica, marxista, etc., que também focalizam a reprodução e acumulação do capital.
Partindo da historicidade do capitalismo, é vista uma forma específica de organizaçãoda produção material, com relações e instituições sociais próprias onde o interesse pelo passado não serve apenas para entender o presente, mas como processo de transformação e evolução.
Abrangendonão só a produção material, o capitalismo não possibilita pensar no funcionamento da sociedade Omo um todo e questioná-la. O conflito entre classes assume importância essencial no funcionamento domesmo.
No capítulo II, onde se discute o trabalho humano e a geração do excedente é possível concluir que o trabalho é a atividade na qual são obtidos os bens necessários à sobrevivência do homem.O tempo dedicado ao trabalho pode ser dividido em duas partes: uma, do trabalho necessário, que garante a sobrevivência; outra do trabalho excedente, acima do necessário.
O segundo estáintimamente ligado ao progresso da humanidade, onde a capacidade produtiva depende do volume e do uso do trabalho excedente. O crescimento de seu produto permite também ampliar a divisão de tarefas.
Na...
tracking img