Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
USO DO MECANISMO DE COESÃO

Leizimara Dorneles Lopes

Prof.Aírton Júlio Reiter
Prof.Elisabeth Penzlien Tafner
Prof.Célio Antonio Sardagna
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVIAdministração/Bacharelado (ADG0361) – Comunicação e Expressão
06/10/09

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o uso do mecanismo de coesão e a coerência textual que são mecanismos queatribuem textualidade aos enunciados. Os mecanismos de coesão e coerência textual de afásicos fluentes devem ser objeto de atenção do fonaudiólogo no processo terapêutico.

Palavras-chave: Coesão;Coerência; Palavras.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho mostra o mecanismo de coesão que pega enfoque a afasia fluente, que caracteriza a compreensão da linguagem.

A coesão textualmanifesta-se pela presença de marcas linguisticas que asseguram a continuidade, a sequência e a unidade de sentidos do texto permitindo ou não a interpretação de elementos que mantém, entre si, relações dedependência. Ela é construida por mecanismos que vão participando da construção da tessitura, do tecido do texto, podendo ocorrer de textos do mesmo tipo terem graus de coesão diferentes.

2CONCEITO DE COESÃO

A coesão textual, para Halliday e Hasan, diz respeito às relações de sentido que ocorrem no interior do texto, por meio das quais uma sentença se liga a outra. Essa ligação dá-seatravés do emprego de elos coesivos na organização textual, permitindo a concanetação de suas partes.

A coesão possibilta a ligação dos elementos que constituem o texto e gera uma interdepenciainterna organizada. Ela se realiza na conexão de vários enunciados, a partir das relações de sentido que existem entre eles, expressos por certas categorias de palavras, chamadas conectivas. Existemdiferentes estratégias de coesão que dependemdas escolhas do autor e das intenções comunicativas.
“Coesão ocorre quando a interpretação de algum elemento no discurso é dependente da de outro. Segundo...
tracking img