Termistores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Termistores

Termistores são controladores de modo térmico, resistores sensíveis cuja função principal é exibir uma mudança grande, previsível e precisa em resistência elétrica quando um equipamento ou produto sofrer uma mudança na temperatura de corpo. Termistores são largamente usados para medir temperatura, limitar corrente de partida em circuito e componentes elétricos, proteção de sobrecorrente, e podem ser usados em circuitos de controle de temperatura.
O material usado na construção do termistor é geralmente uma liga contendo cerâmica e outros polímeros. A temperatura de trabalho de um termistor é baixa ficando entre as escalas de -90°C e 130°C. Por causa das características muito previsíveis deles e a excelente termo estabilidade longa deles, os termistores são os maisrecomendados para medida de temperatura e controle de qualquer equipamento, a Tecnologia de um termistor moderno resulta na produção de dispositivos com resistência extremamente preciso contra características de temperatura, lhes fazendo o sensor mais vantajoso para uma variedade larga de aplicações.

      A característica mais importante de um termistor é, sem dúvida, seu coeficiente de temperaturaextremamente de resistência alta. Tecnologia de um termistor moderno resulta na produção de dispositivos com resistência extremamente preciso contra características de temperatura, lhes fazendo o sensor mais vantajoso para uma variedade larga de aplicações.
Os termistores possuem uma constante de tempo, que considera o tempo levado para que se atinja 63% do valor da próxima temperatura. Aconstante de tempo do sensor depende diretamente da sua massa e do acoplamento térmico. No caso de consumo de potência, a corrente necessária para que o termistor comece a atuar é da ordem de 100mA, o que representará uma dissipação de potência de aproximadamente 2mW/°C. Os termistores são sensores muito estáveis e sensíveis a variações pequenas de temperatura.
Existem basicamente dois tipos determistores:
O termistor PTC (do inglês Positive Temperature Coefficient) é componente termo sensível com coeficiente de temperatura positivo, ou seja, sua resistência aumenta com a elevação da temperatura.
O termistor NTC (do inglês Negative Temperature Coefficient) é componente termo sensível com coeficiente de temperatura negativo, ou seja, sua resistência diminui com o aumento da temperatura.Características

O termistor PTC é um resistor termicamente sensível, feito de material cerâmico a base de titanato de bário. Sua Resistencia elétrica aumenta rapidamente com o aumento da temperatura, depois que uma determinada temperatura (temperatura de referência ou de transição) tenha sido ultrapassada.
 Características Elétricas do Termistor PTC:
 A relação resistência x temperatura em umtermistor PTC pode ser considerada em três partes distintas. A região abaixo de zero grau até Rmax apresenta coeficiente de temperatura positivo atingindo valores tão altos quanto 200%/°C. Acima de Rmax o coeficiente de temperatura volta a assumir valores negativos.
Característica Tensão / Corrente
  A curva (VxI) de um PTC é fortemente influenciada pelas condições de dissipação de potência docomponente assim como pelas condições ambientes. Normalmente adota-se a temperatura de 25°C sob ar circulante para se levantar a curva (VxI) para o PTC.

O processo de fabricação dos NTCs é semelhante ao de fabricação das cerâmicas. Depois de uma mistura intensiva e do acréscimo de um agregante plástico, a massa é moldada na forma desejada, por extrusão para obter tarugos ou por pressão paraobter discos e aquecida a uma temperatura suficientemente alta, para sinterizar os óxidos constituintes.
Depois, os contatos são colocados queimando-se os elementos e utilizando-se pasta de prata, muitos são construídos com discos prensados ou fundidos de material semicondutor tais como óxidos metálicos.
Muitos tipos de encapsulamentos são utilizados dependendo da aplicação final do componente,...
tracking img