Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS

Gabriela Silva
Prof. Adriano Caudoro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharel em Ciências Contábeis (TURMA ) – Prática do Módulo V
08/11/12

RESUMO

Esse artigo tem como finalidade demonstrar a importância que a Classificação dos Custos exerce na formação do preço de venda, seja um produto fabricado ou um serviço prestado. Levando –se emconsideração a globalização que proporciona aos clientes um forte referencial quanto aos preços de mercado praticados, fazendo com que os mesmos tenham facilidade em adquirir produtos similares, maior é a preocupação das empresas em se tornar competitivas para continuarem atuantes no mercado. Assim sendo, um dos fatores decisivos para se conseguir vantagem competitiva é formação do Preço de Venda.Palavras-chave: Custos. Classificação dos Custos. Preço de Venda.

1 INTRODUÇÃO
Para que possamos classificar os custos, primeiramente é necessário defini-los, organizá-los e analisá-los por meio de muitas abordagens, são elas: relevância, diretibilidade e variabilidade.
Atualmente a contabilidade de Custos é vista sob dois prismas: o auxílio ao controle e ajuda na tomada de decisões.Partindo dessa premissa, as organizações se utilizam da Contabilidade de Custos para tornarem-se cada vez mais atraentes, respondendo de forma positiva às várias mudanças ocorridas tanto no âmbito interno quanto externo de sua organização.
Os concorrentes, os clientes, o governo, os avanços tecnológicos e outros são fatores que diretamente influenciam no crescimento e, consequentemente, naexistência de uma organização. Assim sendo, as mesmas devem exercer um constante controle de seus gastos a fim de continuarem consolidadas ou se consolidarem no mercado. Como no mundo globalizado a facilidade de encontrar o produto desejado é cada vez maior, a empresa necessita de fatores que a tornem mais atraentes em detrimento ás demais. E respondendo a essa necessidade de sobrevivência, o conhecimentodos elementos de formação do preço de venda dos produtos e serviços constitui-se numa vantagem competitiva relevante para as organizações.

Como procedimento metodológico , foram adotatos livros, e material sobre o assunto em sites da internet. Com isso, o objetivo desse artigo é descrever sobre a classificação, contabilização dos custos e formação do preço. O mesmo está estruturado,inicialmente, com o conceito e exemplificação de Custos Fixos e Variáveis, na sequência Custos diretos e indiretos e num segundo momento trataremos da formação do preço.

2. CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS

Custos: Podem ser conceituado como sendo gasto que é consumido dentro de processo produtivo na fabricação de bens ou prestação de serviços. São, com isso, incorporados aos estoques, quando benstangíveis, até o momento da venda, quando passam a ser representados na Demonstração do Resultado do Exercício como custo do produto vendido ou dos serviços prestados. Os Custos podem ser classificados quanto à facilidade de identificação ao produto em Custos Diretos ou Custos Indiretos.

A separação dos custos em diretos e indiretos, além de sua natureza, leva em conta a relevância e o grau demedição. Por exemplo, o gasto de energia elétrica ( força ) é por sua natureza, um custo direto. Porém , devido ás dificuldades de medição do consumo por produto e ao fato de que o valor obtido por meio de rateio , em geral, pouco difere daquele que seria obtido com uma medição rigorosa, quase sempre é considerado como custo indireto de fabricação.

Custos Diretos: São custos que podem ser identificadoscom facilidade aos produtos/serviços gerados.

Ex: Aço usado na fabricação de uma chapa de aço.

Custos Indiretos: São aqueles de difícil identificação e para serem apropriados aos produtos/serviços necessitam de algum tipo de rateio. O Custo Indireto não possuem relação direta com o produto e não há como medi-los de forma objetiva.

Ex: depreciação, mão-de-obra indireta, aluguel da...
tracking img