Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELAÇÃO ALUNO X PROFESSOR NO AMBIENTE ESCOLAR



Luis Anselmo Bandeira Gomes

Professor-Tutor Externo
Kátia Regina Mendonça Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (História HID- 0214) – Prática do Módulo II
01/06/2012



RESUMO


A relação aluno professor tem sido ao longo dos anos, algo de muita preocupação para os estudiosos da área. Os métodos usados,as tentativas de sanar ou quem sabe resolver de vez o problema parece fracassar, baseado em tudo isso o presente trabalho vem apresentar não uma solução mas uma preocupação sobre o assunto, vários encontros foram realizado, debates foram desenvolvidos, visitas em escolas foram feitas bem como entrevistas com educadores e observação em salas de aulas tudo na tentativa de focalizar possíveisproblemas causadores dessa difícil relação entre aluno e professor presentes em várias escolas de nosso país. Os professores, parecem está sozinhos nesse conflito, pois não têm ao seu lado o apoio da família, dos alunos e muito menos do poder público. Há um fogo cruzado, em que cada um foge de sua responsabilidade onde um deixa pro outro a responsabilidade de assumir seus compromissos e bem ao meioestá o professor sem saber o que fazer, ou, poder fazer algo, pois o mesmo enfrenta dificuldades tais como: material didático insuficiente, escolas lotadas e sem estruturas, recursos cada vez mais difíceis, salários baixos, alunos sem interesse algum na aprendizagem. A sala de aula tem se transformado em um campo de batalha, onde infelizmente a amizade e o companheirismo entre educador e educando temdado lugar a agressões tanto verbais como física, tornando assim quase que impossível a relação professor aluno dentro do ambiente escolar.


Palavras-chave: Família, Aluno, Deus



1 INTRODUÇÃO


Nunca houve um tempo em que seja tão necessária ações de curto, médio e até mesmo a longo prazo para resolver um problema social como hoje. É, pois o relacionamento aluno e professordentro da escola tem se tornado um problema social que como tal tem que encontrar com urgência uma solução. A relação aluno x professor no ambiente escolar, visa um despertar para o problema, apresentando pontos importantíssimos para uma discussão sobre o assunto. Atividades simples como visitas as escolas, conversas com educadores, debates e observação do relacionamento do professor com o alunoforam desenvolvidas, para que esse problema fosse compreendido e quem sabe se chegar a uma solução. É lamentável saber que nossas escolas estão mergulhadas em tantas dificuldades que parecem longe de serem solucionadas. É de fundamental necessidade que providências sejam tomadas o mais breve possível para que a ordem e a relação entre professores e alunos sejam amistosas e valorosas novamente. Opresente trabalho destaca que acima de tudo o apoio familiar é altamente necessário bem como o a presença do poder publico e das autoridades competentes em orientar e preparar e até mesmo realizar atividades que venham pelo menos tornar mais próxima uma relação que infelizmente está cada vez mais distante. O papel da família tem que ser um destaque na educação dos filhos para que assim se estenda naescola de maneira mais sólida e eficaz. A escola sozinha, e nem a família sem a escola não conseguirá avançar. Todos terão que atuar juntos para que a situação não se torne sem controle e o problema se torne como um câncer social. Há uma necessidade de homens e mulheres de princípios que cumpra fielmente seu papel e levante-se a bandeira da moralidade e, assim, se fortaleça a relação aluno xprofessor dentro do ambiente escolar.





2 DESENVOLVIMENTO


“A verdadeira educação não desconhece o valor dos conhecimentos científicos ou aquisições literárias; mas acima da instrução aprecia a capacidade, acima da capacidade aprecia a bondade, e acima das aquisições intelectuais o caráter. O mundo não necessita tanto de homens de grande intelecto, como de nobre caráter. Precisa...
tracking img