Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DA ESCRITA





Lucimara de Oliveira

Prof. ª Fabiana da Silva Köpp

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED9961) – Prática do Módulo IV
19/10/2011



RESUMO


A história do surgimento da escrita é muito importante para que possamos entender como a humanidade, ao longo de milhares de anos evoluiu na forma de registrar os fatos eacontecimentos e também de se comunicar, chegando até os sistemas de escritas que hoje são utilizados. A necessidade do homem em se comunicar graficamente com seu semelhante vem dos tempos mais remotos.
Na análise efetuada de alguns livros verificamos que muitos autores buscam explicar ao acadêmico uma descrição detalhada dos assuntos abordados que são de grande importância para ampliarmos nossosconhecimentos.


Palavras-chave: Sistemas de Escrita; Evolução; Comunicação.





1 INTRODUÇÃO


A escrita surgiu na necessidade do homem se comunicar graficamente com seus semelhantes. Muitos sistemas de escritas desenvolveram-se a partir de desenhos, e com o passar do tempo os sistemas de escritas foram transformando-se.


A escrita seja ela qual for tem como objetivopermitir a leitura. A história da escrita é caracterizada por três fases distintas, a pictórica, a ideográfica e a alfabética, porém não segue uma linha de evolução cronológica de nenhum sistema específico.


A importância da escrita para a história e para a conservação de registros vem do fato de que estes permitem o armazenamento e a propagação de informações não só entre indivíduos, mastambém para as próximas gerações.


Inicialmente se abordará a escrita e sua história assim como alguns sistemas de escritas que contribuíram para a formação dos vários sistemas de escritas existentes.





2 A ESCRITA


A escrita seja qual ela for tem como objetivo principal permitir a leitura, a leitura é uma interpretação que consiste em traduzir os símbolos escritos em fala.Alguns tipos de escritas se preocupam com a expressão oral e outros simplesmente com a transmissão de significados específicos.


Historicamente muitos sistemas de escritas desenvolveram-se apartir de desenhos, a escrita começou a existir no momento em que o objetivo do ato de representar pictoricamente tinha como endereço a fala e como motivação fazer com que através da fala o leitor seinformasse a respeito de alguma coisa, é claro que as motivações da escrita não se restringem apenas a informação do leitor.


O caminho que a criança percorre na alfabetização é muito semelhante ao processo de transformação pelo qual a escrita passou desde a sua invenção. Assim como os povos antigos, as crianças usam o desenho como forma de representação gráfica e são capazes de contaruma longa história como significação de alguns traços por elas desenhados.


Nem todos escrevem da esquerda para a direita e de cima para baixo, como nós, embora esse seja um modo comum entre os sistemas de escrita. Os chineses e japoneses escrevem da direita para a esquerda e em colonas verticais, os árabes escrevem da direita para a esquerda, mas não em colonas, e sim em linhas de cimapara baixo.


Os instrumentos de escrita também têm se transformado muito ao longo do tempo, indo desde o pincel, cinzel estilete o lápis, caneta até as teclas das maquinas de escrever e dos computadores.



2.1 A ESCRITA CUNEIFORME DOS SUMÉRIOS


O mais antigo sistema de escrita terá nascido no Sul da Mesopotâmia, como resultado do processo de assimilação entre os sumérios e ospovos semitas da Arábia. Utiliza-se o termo escrita cuneiforme para designar certos tipos de escritas feitas com o auxílio de objetos em formato de cunha.


O primeiro suporte que os sumérios utilizaram para a escrita foi à placa de barro, na qual gravavam, com a ajuda de um estilete feito de cana, quando as placas estavam prontas eram cozidas com as peças de cerâmica.


A...
tracking img