Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E POPULAR

RESUMO
Neste trabalho iremos conhecer um pouco mais o conhecimento científico e o conhecimento popular, suas diferenças em cada aspecto, seus métodos de aprendizagem e alguns exemplos importantes que diferenciam sua forma e regras de aprendizagem.
Palavras-chave: Conhecimento Popular, Conhecimento Científico, métodos de aprendizagem.

1INTRODUÇÃO

No decorrer de nossas vidas, obtemos conhecimentos dos mais diversos tipos e nas mais diversas formas, seguindo esse contexto podemos expandir mais esse longo horizonte que é o conhecimento.
Agora para se entender melhor as diferenças entre o conhecimento popular e o científico, basta pensar no jeito que você aprendeu as coisas, uma lenda ou um ditado “popular”, como o próprio nomejá diz vem de popular, é passado de pessoa para pessoa através dos anos, sendo compartilhado em família por membros mais antigos como avós e avôs. Esse tipo de transmissão de conhecimento se da o nome de conhecimento popular.
Já o científico é basicamente o oposto disso, ele ocorre quando há uma vontade por parte da pessoa em entender algum assunto de forma mais profunda, seja pesquisando emlivros, documentos antigos ou das mais diversas formas possíveis.
Dessa forma podemos entender um pouco mais das diferenças “básicas” que há entre os dois tipos.


2 DESENVOLVIMENTO

Para compreendermos melhor essas diferenças já comentadas anteriormente, vejamos essa citação feita por Galliano sobre o conhecimento científico.

“É o conhecimento racional, sistemático,exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico: 
- É racional e objetivo. 
- Atém-se aos fatos. 
- Transcende aos fatos. 
- É analítico. 
- Requer exatidão e clareza. 
- É comunicável. 
- É verificável. 
- Depende de investigação metódica. 
- Busca e aplica leis. 
- Éexplicativo. 
- Pode fazer predições. 
- É aberto. 
- É útil” (GALLIANO, 1979, p. 24-30).
A partir disso podemos aumentar o horizonte com relação ao assunto, conhecimento científico tende a ser, racional e objetivo, pois apenas acredita naquilo que foi testado e comprovado cientificamente em algum tipo de estudo. Seu objetivo é sempre aprender mais e de forma mais profunda os mais diversosassuntos, diferente do sistema popular, que é mais superficial, pois só aprendemos aquilo que nos é passado por outros cuja também não fizeram provavelmente um estudo profundo sobre determinado assunto. Esse acaba sendo o principal diferencial entre os dois tipos de conhecimento. Nessa imagem podemos ter uma ideia da forma que os conhecimentos são passados.


(Disponível em:http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2006/ju339pag10.html. Acesso em: 29 de março de 2012).
Como podemos ver na imagem, há uma serie de pesquisas envolvidas para se confirmar algum tipo de estudo ou hipótese, ele tende a ser exato.

(Imagem disponível em: http://blog.cidadaomaluco.com/?p=2453. Acesso em: 29 de março de 2012).
Já nessa tirinha, podemos ver uma conversa entre dois homens, umexemplo perfeito de transmissão de conhecimento vulgar ou popular, não busca ser exato e comprovado, é apenas uma forma de ser passar algum tipo de história ou assunto de pessoa para pessoa.

Porém também devemos levar em conta, que sem o conhecimento comum não haveria o conhecimento científico pois através do comum que o científico busca as respostas para determinado fenômeno e determinado assunto.2.1 CARACTERÍSTICAS DOS CONHECIMENTOS
Características do Conhecimento Científico:
* Real – lida com ocorrências, isto é, com toda a forma de existência que se manifesta de algum modo;
* Contingente – suas hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida por meia da experimentação;
* Sistemático – saber ordenado logicamente, formando uma teoria e não conhecimentos dispersos e...
tracking img