Artigo cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE ESCRITÓRIO CONTÁBIL

*Fernanda Fertmane
** Bernadete Konzen

RESUMO

Este trabalho apresenta uma análise da cultura organizacional, clima organizacional, relações de poder existente em um escritório contábil. Focando mais especificamente em questões de comunicação, hierarquia, salário de acordo com o mercado, se os objetivos de cada setor são deconhecimento de todos e se as metas são alcançadas.

Palavras-chaves: Cultura Organizacional, Relações de Poder, Clima Organizacional

INTRODUÇÃO
Foi realizada uma entrevista com todos os funcionários de um escritório, a fim de analisar a cultura organizacional e relações de poder existente naquele ambiente. Primeiramente temos que entender este termo para fazer as devidas análises. Segundo Nassar(2000) cultura organizacional é:

o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones,índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.

Complementando essa ideia, Vergasta (2001) afirma que “a cultura organizacional não é algo pronto e acabado, mas está em constante transformação, de acordo com sua história, os seus atores e com a conjuntura.” Sabemos que mesmo uma empresa que atue no mesmo ramo que outra, ela
apresenta características singulares, então percebe-se assim que acultura organizacional varia de empresa para empresa, pois existe inúmeras variáveis em questão.
Para poder analisar a cultura organizacional deste escritório, foi colocado em questão diversos fatores, tais como: a missão, os valores e o objetivo da empresa, como se dá a comunicação no ambiente de trabalho, se as regras são compridas por todos os colaboradores, como são impostas as metas, etc.Questões estas que subsidiam para o presente artigo.
Para Chiavenato (1996), “a cultura organizacional consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada empresa.” Para esse autor a cultura organizacional pode ser dividida em um nível visível e outro invisível. “No nível visível, estão ospadrões e estilos de comportamento dos empregados. No nível como um iceberg, invisível estão os valores compartilhados e crenças que permanecem durante um longo período de tempo. Este nível é mais difícil de mudar.”

1 CLIMA ORGANIZACIONAL
A entrevista deixa claramente exposto que todos os funcionários gostam do ambiente de trabalho, porque ele é aberto para sugestões e colocações e por final a equipeé unida. Esta empresa apoia seus funcionários seja economicamente, socialmente ou emocionalmente. Segundo Luz (2001),

O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influencia profundamente a produtividade do indivíduo e, consequentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse noscolaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e a empresa.

O clima organizacional é de grande influência, ele é uma junção dos valores de cada um dos colaboradores de uma empresa. Sabe-se que quando um funcionário gosta do ambiente de trabalho este é psicologicamente influenciado para produzir mais. Neste sentido, é como se seu trabalho fosse um prazer e não uma obrigação. Se oclima organizacional for bom, a empresa crescerá, porque os funcionários estão motivados e grande parte da ascensão de uma empresa se dá por meio dos funcionários. Como afirma Soares (2002), “O clima mapeia o ambiente interno que varia segundo a motivação dos agentes. Aprende suas reações imediatas, suas satisfações e suas insatisfações pessoais”. A motivação dos colaboradores seria uma chave...
tracking img