Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Brinquedoteca Hospitalar: O Papel do Pedagogo no Desenvolvimento Clínico e Pedagógico de Crianças Hospitalizadas
Claudia Aparecida Silvério 1 Juliana de Alcântara Silveira Rubio 2

Resumo A brinquedoteca é um espaço criado para favorecer o brincar. Dentro do hospital a brinquedoteca possibilita momentos de lazer e aprendizagem através da ludicidade. É papel do pedagogo dentro de umabrinquedoteca hospitalar, possibilitar a interação da criança enferma com seus aspectos saudáveis.

Palavras-chaves: Brinquedoteca ,Hospital; Criança; Pedagogo; Lúdico. 1. Introdução A abordagem escolhida para este trabalho foi a brinquedoteca hospitalar e o trabalho do pedagogo no desenvolvimento clínico e pedagógico das crianças hospitalizadas por acreditar que, apesar da pedagogia hospitalarestar se expandindo, o papel deste profissional fora do âmbito escolar seja ainda obscuro. Por meio deste artigo pretende-se contribuir com o cenário educacional trazendo dados sobre essa profissão bem como o trabalho deste profissional dentro de uma brinquedoteca hospitalar refletindo assim no desenvolvimento escolar e físico das crianças hospitalizadas. A brinquedoteca hospitalar no Brasil ainda érecente e pouco conhecida. A lei 11.104/2005, de autoria da Deputada Luiza Erundina (PSB - SP), no ano de 2005, tornou obrigatória a instalação de brinquedotecas em hospitais públicos e privados que possuem unidades pediátricas no Brasil. Nos hospitais que implantaram brinquedotecas, essas práticas educativas, recreativas e artísticas, geralmente são realizadas por voluntários, brinquedistas eprofessores hospitalares. Essas pessoas procuram oferecer, através do lúdico, condições dignas de internação, mesmo nos momentos difíceis no hospital. A prática do pedagogo na brinquedoteca se apresenta através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização,
Pedagoga pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de SãoRoque; aluna do curso de pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Educacional da UNINOVE-São Roque.
2 1

Mestre em Educação pela UNESP-Marília. Professora Orientadora.

Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 3 – nº 1 - 2012

2

desenhos e pinturas, para continuação dos estudos no hospital. Essas práticas são as estratégias da pedagogia hospitalar para ajudar na adaptação, motivaçãoe recuperação do paciente, que por outro lado, também estará ocupando o tempo ocioso. O pedagogo hospitalar busca modificar situações e atitudes junto ao enfermo, as quais não podem ser confundidas com o atendimento à sua enfermidade. De uma forma é um trabalho conjunto no próprio hospital. O pedagogo tem a função de orientar, estimular e motivar a pessoa enferma e hospitalizada a prosseguir comseu aprendizado, afinal ela continua em crescimento e desenvolvimento e este processo não pode e não deve ser interrompido por ocasião de uma internação Este artigo objetiva descrever e analisar o trabalho de um pedagogo no desenvolvimento clínico e pedagógico de crianças hospitalizadas dentro de uma brinquedoteca, fazendo uma relação entre a teoria e a prática. Entendemos que a brinquedotecahospitalar seja um espaço de promoção das interações entre as crianças e os adolescentes, possibilitando momentos de lazer, socialização e aprendizado, resgatando a auto-estima, a alegria e a vontade de viver.

2. Brinquedoteca A brinquedoteca é um espaço criado para favorecer o brincar. É um local de descobertas, estimulação e criatividade e independente do tipo, objetiva resgatar o lúdico e aludicidade infantil. Segundo Friedmann (1992, p.30): A brinquedoteca é um espaço privilegiado que reúne a possibilidade e o potencial para desenvolver as características lúdicas. É hoje, um dos caminhos mais interessantes que pode ser oferecido às crianças de qualquer idade e faixa sócio-econômica. O intuito é o de resgatar, na vida dessas crianças, o espaço fundamental da brincadeira, que vem...
tracking img