Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Explique o que são e para que servem as buchas.
As buchas são elementos de máquinas de forma cilíndrica ou cônica. Servem para apoiar eixos e guiar brocas e alargadores.
2.Quais são os três tipos de buchas usualmente utilizados em máquinas industriais? O que as diferem? elas podem ser de fricção radial para esforços radiais, de fricção axial para esforços axiais ecônicas para esforços nos dois sentidos.
3. Explique o que são e para que servem as guias?são peças cilíndricas ou prismáticas que auxiliam no movimento retilíneo. Essas peças deslizam dentro de outra peça com forma geométrica semelhante.
4. Qual é a diferença entre as guias de deslizamento e as guias de rolamentos? Quando usamos uma ou outra?
Nas guias de deslizamento, uma ou mais peças semovimentam apoiadas em guias, as superfícies entram em contato por atrito As guias de rolamento geram menor atrito que as guias de deslizamento. Isto ocorre porque os elementos rolantes giram entre as guias. Os elementos rolantes podem ser esferas ou roletas.
5. Quais são os cuidados que devemos ter para uma boa conservação das guias?_ Manter as guias sempre lubrificadas;_ Protegê-las quando sãoexpostas a um meio abrasivo;_ Protegê-las com madeira quando forem usadas como apoio de algum objeto;_ Providenciar a manutenção do ajuste da régua, sempre que necessário.
6. Explique o que são e para que servem os mancais.
O mancal pode ser definido como suporte ou guia em que se apóia o eixo. No ponto de contato entre a superfície do eixo e a superfície do mancal, ocorre atrito. Dependendo dasolicitação de esforços, os mancais podem ser de deslizamento ou de rolamento.
7. Quais são os dois tipos de mancais existentes? Quando cada um dos tipos é utilizado?
São mancais de deslizamento e mancais de rolamento.Deslizamento.esses mancais são usados em máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos ao atrito.Quandonecessitar de mancal com maior velocidade e menos atrito, o mancal de rolamento é o mais adequado.
8. Cite pelo menos 2 vantagens e duas desvantagens dos rolamentos.Vantagens: menor atrito e aquecimento, baixa exigência de lubrificação,
Desvantagens: maior sensibilidade aos choques, maiores custos de fabricação
9. Quais são os tipos de rolamentos mais comumente utilizados na indústria? Comocada um deles suporta as cargas radiais e axiais?Os rolamentos podem ser de diversos tipos: fixo de uma carreira de esferas, de contato angular de uma carreira de esferas, autocompensador de esferas, de rolo cilíndrico, autocompensador de uma carreira de rolos, autocompensador de duas carreiras de rolos, de rolos cônicos, axial de esfera, axial autocompensador de rolos,de agulha e com proteção.Quanto as cargas, os mesmos podem suportar:
10. Quais são os cuidados que devemos ter na montagem de rolamentos durante a manutenção de um equipamento?_ Verificar se as dimensões do eixo e cubo estão corretas;
_ Usar o lubrificante recomendado pelo fabricante;
_ Remover rebarbas;
_ Não usar estopa nas operações de limpeza;
_ Trabalhar em ambiente livre de pó e umidade;
11. Quais são asprincipais falhas que ocorrem em rolamentos.Cada uma das diferentes causas de falhas em rolamentos – lubrificação inadequada ou insuficiente, manuseio grosseiro, vedadores deficientes, ajustes incorretos, etc –descascamento e trincas.
12. Quais são as técnicas de manutenção preventiva/preditiva existentes para o monitoramento e aumento da vida útil do rolamento?Análise de vibração e termografia sãoconsideradas técnicas preditivas. Como técnica preventiva pode-se citas a lubrificação.
13. Qual é a influência da lubrificação na vida útil do rolamento? Quais são os principais erros na lubrificação de rolamentos? A lubrificação representa aproximadamente 50% dos problemas de falhas em rolamentos. A lubrificação tem o objetivo de criar uma película entre as superfícies de contato, minimizando...
tracking img