Max weber - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber (1894-1920), foi um intelectual alemão, jurista, economista e um dos pais da Sociologia, teve bastante influência na economia, filosofia, ciência politica, no direito e na administração. Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas seus estudos tambémderam contribuição importante para a economia. Sua obra mais famosa é o ensaio A ética protestante e o espírito do capitalismo, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas característicasespecíficas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais. Em outro trabalho importante, A política como vocação, Weber definiu o Estado como "uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física", uma definição que se tornou central no estudo da moderna ciência política no Ocidente. Em suascontribuições mais conhecidas são muitas vezes referidas como a “Tese de Weber".
Dentre seus escritos mais conhecidos destacam-se "A ética protestante e o espírito do capitalismo" (1904), a obra póstuma "Economia e Sociedade" (1920), "A ciência como vocação" (1917) e "A política como vocação" (1919).
Podemos então dividir os trabalhos de Max Weber em quatro categorias:
1. Os estudos demetododologia, de critica e de filosofia. São estudos que incidem essencialmente sobre o espírito, o objecto, e os métodos das ciências humanas, história e sociologia. “Ensaios sobre a Teoria da Ciência”
2. As obras propriamente históricas: etudo sobre as relações de produção na agricultura do mundo antigo, uma história económica geral, trabalhos especiais sobre problemas económicos na Europa ou naAlemanha contemporânea.
3. Os trabalhos de Sociologia da religião: em que Max Weber prolongou por meio de análise comparativa das grandes religiões e da acção recíproca entre as condições económicas, as situações sociais e as convicções religiosas. “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”
4. O tratado da Sociologia geral “Economia e Sociedade”.

* Grande parte da obra de Weberdá particular atenção ao desenvolvimento do capitalismo moderno e à forma como a sociedade moderna era diferente de outros tipos de organização social.
* Weber tentou compreender a natureza e as causas da mudança social da época, tal como a maioria dos pensadores.
* Apesar de se ter influenciado por Karl Marx, Max Weber mostrou-se critico em relação a alguns principios:
* Rejeitou aconcepção materialista da história;
* Deu ao conflito de classes um significado menos que Marx;
* Referiu que apesar dos factores económicos serem importantes, as ideias e os valores têm o mesmo impacto sobre a mudança social que os mesmos;
* Defendeu que a Sociologia devia centrar-se na acção social e não nas estruturas.
* As ideias, os valores, e as crenças tinham o poder deoriginar transformações – os valores e as ideias culturais contribuem para moldar a sociedade e as nossas acções individuais.
* “Os individuos têm capacidade de agir livremente e configurar o futuro.
* Não acreditava que as estruturas viviam externamente aos individuos ou que eram independentes destes (ao contrário de Marx e de Durkheim).
* As estruturas da sociedade eram formadas por umacomplexa rede de acções recíprocas – a tarefa da Sociologia era procurar entender o sentido destas acções.
* Durante os seus estudos, decidiu analisar as caracteristicas da sociedade Ocidental, em comparação com as outras grandes civilizações.
* Contribuiu fortemente para a Sociologia da Religião estudando as religiões da China, India e do Próximo Oriente.
* Ao comparar os principais...
tracking img