Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Acadêmico(s) Ana Lucia Rodrigues
Prof. Edivane Lúcia Verardi Dutra Martins
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0424)– Pratica do módulo I
26/11/2011
Resumo
Denomina-se cultura afro-brasileira, o conjunto de manifestações culturais do Brasil, que sofreram algum grau de influência da cultura desde os tempos do Brasilcolônia ate a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos negros da época do trafico transatlântico de escravos. Traços fortes da cultura africana, podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a musica popular, a religião , a culinária , o folclore e as festividades populares.
Palavra - chave: Escravos.Brasil.Influência.
1.INTRODUCAO
Já se encontravam traços da cultura africana entre a população Brasileira, antes mesmo do trafico de escravos para o nosso país. Sabe-se também, que após a vinda desses escravos, iniciou-se a construção do que hoje é chamado de identidade cultural afro-brasileira. Pode-se dizer que a cultura trazida por esses negros, não deu origem somente a cultura afro-brasileira,ela serviu de base para a cultura em geral de nossa população.
Porém, a contribuição do negro para a cultura brasileira vai além da povoação e da prosperidade econômica através do seu trabalho,vindos de diversas partes da África, os escravos negros trouxeram suas matrizes culturais e transformaram não apenas a religião, mas também todos os costumes da população brasileira.Inicialmente se abordará aspectos dessa influência, lembrando que ela é muito ampla e profunda e nem sempre percebida, de tão arraigada que está no nosso cotidiano.

2. CULTURA AFRO-BRASILEIRA
O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência. Hoje a cultura afro-brasileira é resultado também dasinfluências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária. Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os estados de Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados.
Para melhor ilustramos essa afirmação basta observamos nossocotidiano. Se analisarmos reflexivamente a nossa atualidade, veremos que a influência da história cultural africana está presente em todos os aspectos da sociedade dita moderna. Para ficar mais fácil de entendermos precisamos antes definir o que é cultura. Para Grigoletto (2008) “Cultura é um conjunto de valores nos indivíduos de uma determinada sociedade, transmissíveis de forma não biológica”,baseado nisso podemos dizer que cada individuo tem seus valores e cultura, esses conhecimentos serão adquiridos ao longo de suas vidas.
No início do século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade. Eram vistas como retrato de uma cultura atrasada. Mas, a partir do século XX,começaram a ser aceitos e celebrados e até hoje fazem parte do calendário nacional.

2.1 A influência das línguas africanas no português brasileiro.

A língua portuguesa falada no Brasil recebeu fortes influências africanas, veio do iorubá, falado pelos negros vindos da Nigéria e notada principalmente no vocabulário relacionado à culinária e à religião e também do quimbundoangolano, exemplos: Bagunça, curinga, moleque, dengo, gangorra, cachimbo, fubá, macaco, quitanda, samba, axé, cachaça, bafafá, etc, seria possível prosseguir quase interminavelmente a lista de vocábulos utilizados no Brasil que derivam de línguas africanas.

2.2 Influência africana na culinária brasileira.
É impossível falar da influência dos africanos sem lembrar a herança que eles...
tracking img