Paper a semana de arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SEMANA DE ARTE MODERNA NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA



Mariselma Perdoná

Professora Orientadora - Jádina de Fárias Neves
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART0027) – Estágio II
21/11/2012


RESUMO


Neste trabalho iremos perceber que na história do Brasil colônia, a arte também fez história. Um Brasil no final do século XVX e iniciodo século XX, na cidade de São Paulo, onde a sociedade é quem comandava e ditava as regras, seja na vida política ou artística. Tudo era copiado da Europa, o jeito de se vestir, a arquitetura local e inclusive a arte, o artista não podia criar, teria que seguir as normas, estabelecida pelas escolas de belas artes. Os artistas que tinham bom desempenho nas aulas dadas pela academia ganhavam bolsasde estudo do governo para estudar na Europa, e outros conseguiam algum patrocínio ou eram os filhos de fazendeiros de café que iam sendo custeados pelos pais. Estes jovens ao chegar à Europa se depararam com um novo estilo de arte, a arte moderna. O encanto foi tanto que muitos retornaram para divulgar as novas tendências européias no Brasil, através de revistas, jornais e até exposição de suasobras, mas todos que assim o fizeram foram criticados. Mas como estas recusas não eram motivos para se desistir, um grupo de cinco jovens artistas se une e idealiza a Semana de Arte Moderna que ocorreria em fevereiro de 1922, o sonho se concretizou a semana aconteceu, mas a exposição foi feita em três dias. De momento o acontecimento não foi de grande valia, mas estes artistas corajosos não sabiamque este evento seria a porta para a expressão, o criar sem regras. Ocorre ai a mudança na história e na arte. Foram vários os artistas, entre músicos, escritores, escultor, pintores... Destes, aqui uma atenção especial a Tarsila do Amaral, que não participou da exposição por estar na Europa, Anita Malfatti e Victor Brecheret com suas esculturas já impregnadas de modernismo.


Palavras-chave:Pinturas. Artistas. Exposições.



1 INTRODUÇÃO


Através da história podemos conhecer a trajetória que a arte passou até chegar aos dias de hoje, e o tanto que os artistas tiveram de lutar para ocorrer às mudanças e assim a arte evoluir. A preocupação dos artistas é que a arte deixasse de ser escrava da elite e pudesse ter sua liberdade sem regras, para expressar e se mostrar a todos, ecom isso ela poderia denunciar o que estava errado, seja na pintura, musica ou literatura, que não era permitido na época.

Esta preocupação resultou em vários acontecimentos que antecederam a semana de 22, e a chegada do grande dia, com a expectativa de mudanças, claro que isso não aconteceu de imediato, mas a esperança é que viria a mudança em um futuro próximo.

Alguns artistas foram degrande importância nesta trajetória, sendo firmes até o fim, suas obras modernistas eram baseadas no que foi aprendido na Europa, mas o que eles enfatizaram foram à cultura brasileira, nos costumes, raças, músicas, folclore e cores.

Neste estágio os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um momento histórico da arte no Brasil, e importância deste movimento para o crescimento daarte. E na prática conheceram as obras de alguns destes artistas e com os trabalhos desenvolvidos entre releitura de obras, confecção de escultura e obras de artes modernas, vivenciaram o criar diante da arte.Com a utilização de materiais recicláveis na confecção de seus trabalhos, surge a importância destes materiais na arte.

A aula foi ministrada na Escola Estadual Básica São JoãoBatista, na Rua José Anastácio Teixeira, 2280 bairro Vila Flor na cidade de Capivari de Baixo - SC, com a turma do sétimo ano composta por 24 alunos.






2 A SEMANA DE ARTE MODERNA: O ACONTECIEMNTO


A semana de arte moderna foi um acontecimento não bem visto diante a sociedade Paulistana, onde o glamour, as belas roupas, a arte e o estilo de vida dos mais ricos era todo...
tracking img