Enfermagem offshore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENFERMAGEM OFFSHORE

Define o grupo de profissionais de Enfermagem (Técnicos de enfermagem e Enfermeiros) que trabalham na área offshore. É a prestação da assistência de Enfermagem desenvolvida na área de exploração e produção de petróleo e gás natural em alto mar. Logo, as atividades dela são voltadas para os trabalhadores a bordo de plataformas, navios e unidades petrolíferas.
Muitos dosprofissionais de enfermagem offshore são oriundos de outras áreas da enfermagem, tais como: Emergência, Unidade de Terapia Intensiva e Enfermagem do Trabalho. E isto, ocorre devido ao tipo de atividade desenvolvida por estes profissionais. O que requer conhecimentos e habilidades específicas para se prestar assistência a possíveis lesões graves decorrente das operações complexas.
A atividadetornou-se tão importante para a área que o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) reconheceu a Enfermagem Offshore como uma nova Especialidade da Enfermagem, por meio da Resolução 389, de 18 de outubro de 2011. Passando a ser a 44º especialidade reconhecida na profissão de enfermagem.


COMO FAZER PARA SER UM ENFERMEIRO OFFSHORE?

Atualmente a ABENOF - Associação Brasileira de Enfermagem Offshoreestá traçando as diretrizes e o perfil profissional para esta nova especialização. De modo geral o Enfermeiro Offshore é aquele exercer as suas funções na área Offshore. Tendo em vista que os que ficam em terra firme em supervisão dando o apoio necessário para as embarcações e plataformas e não deixando que nada falte também são chamados de enfermeiro offshore.
Além da especialização, deve serfeito o ITLS (International Trauma and Life Support). É um curso de dois dias, um final de semana, e que só tem em Niterói, RJ, onde fica a sede da única escola credenciada no Brasil a ministrar esse curso. Depois, o CBSP (Curso Básico de Sobrevivência em Plataforma).
Só com estes três, você já se habilita a concorrer a uma vaga para enfermeiro offshore, mas além deles tem ainda o HUET, que servepara você aprender como sair e sobreviver a uma queda de helicóptero no mar.
O candidato também tem que ter pelo menos uma boa noção de língua inglesa, pois a grande maioria das plataformas operando no Brasil são estrangeiras, e todas as empresas que participam direta ou indiretamente da extração de petróleo tem em seu quadro de funcionários muitos americanos, e o enfe4rmeiro tem contatos comtodos, tornando o inglês uma língua essencial.
Para obter o título de especialista nessa área, o Estatuto da Associação prevê a realização de uma prova de título, mas o presidente afirma que é um processo complexo e feito por etapas. É necessário traçar o perfil desse profissional, e num segundo momento administrar critérios e normas fundamentais para que possam ser norteados os planejamentos doscursos de especialização, e também o sistema de concessão de títulos para os especialistas em offshore.


ONDE O ENFERMEIRO OFFSHORE PODE TRABALHAR

Pode-se trabalhar em plataforma de petróleo, de gás, em navios-sonda, na marinha mercante e em navios de cruzeiro.


E O QUE FAZ O ENFERMEIRO OFFSHORE?

Na plataforma de petróleo, por exemplo, o enfermeiro tem um trabalho onde tem diversasfunções, sendo a maior parte administrativa.
O enfermeiro embarcado numa plataforma é o responsável pelo hospital (enfermaria) da plataforma. Ou seja, fazem o controle de estoque de materiais e medicamentos, curativos, os registros habituais de atendimento, controle de vacinas, controle dos atestados de saúde ocupacional (ASOS), atestados médicos, etc.
Também compete ao enfermeiro a inspeção dasestações lava-olhos (limpeza, conservação, higiene, reserva ou fonte de água); inspeção de higiene (verificar se os camarotes estão limpos e arrumados, se os ambientes de uso comum também estão limpos e organizados, verificar a limpeza e higiene da cozinha, dos escritórios, enfim de todo o casario da plataforma); inspeção e recebimento de rancho (onde verificam as condições de higiene dos...
tracking img