Semana de arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ensino Médio Ave Branca- Taguatinga – Brasília-DF

A Semana de Arte Moderna de 1922

Thaisy Rodrigues Fontes nº: 35
Ensino médio, História.
Prof.ª Leiliane.

Brasília, 20 de novembro de 2012.
Introdução

O Modernismo foi um movimento artístico do século XX que buscava a busca pelo novo, original e “brasileiro”. Foi iniciado pela busca da ruptura de culturas passadas. Osideais ganharam forças entre os artistas, que foram motivados à produção e a divulgação de suas obras, foi aí que surgiu a Semana de Arte Moderna.
A Semana de Arte Moderna foi realizada no ano de 1922, ano escolhido por ser o centenário da independência da república, e não haveria data melhor para celebrar a arte tipicamente brasileira que em um ano de comemoração do Brasil.
Embora sejaconhecida como a Semana, o evento durou apenas três dias. Foi nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro que se realizou a maior expressão modernista brasileira.
O presente trabalho discorrerá os três dias, apresentando os principais acontecimentos e levando maior informação sobre a conhecida Semana de 22.

Introduction

Modernism was an artistic movement of the twentieth century who sought the search fornew, original and "Brazilian". Search was initiated by the rupture of past cultures. The ideals gained strength among the artists who were motivated to the production and dissemination of their works, there was discovered the Week of Modern Art.
The Modern Art Week was held in 1922, a year chosen because it is the centenary of the independence of the republic, and there would be no better time tocelebrate the art typically Brazilian in a year of celebration of Brazil.
Although it is known as the Week, the event lasted only three days. It was on the 13th, 15th and February 17th held the largest Brazilian modernist expression.
This paper will discuss the three days, with the main events and more information on the leading known Week 22.

SumárioPágina
Introdução -------------------------------------------------------------------------------------- 01
Capítulo I: Primeiro dia – 13/02/1922 ------------------------------------------------------ 03
Capítulo II: Segundo dia – 15/02/1922------------------------------------------------- 04
Capítulo III: Terceiro dia – 17/01/1922 ----------------------------------------------- 05
Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------- 06
Referências Bibliográficas ------------------------------------------------------------------- 07

Capítulo I: O primeiro dia – 13/02/1922

Após sofrerinfluências de alguns artistas como Oswald de Andrade com sua exposição vinda da Europa, Lasar Segall realizando sua primeira exposição no Brasil, Anita Malfatti trazendo sua experiência com a exposição na Europa e Manuel Bandeira com a publicação de seu livro Carnaval. A comunidade artística se reúne e promovem o maior evento de revolução cultural do país. A Semana de Arte Moderna de 1922.
A Semana, decerta maneira, nada mais foi do que uma ebulição de novas ideias totalmente libertadas, nacionalista em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não se tinha, porém, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um único ideal moderno.

O primeiro dia 13 de fevereiro – Dia de abertura, casa cheia, a elitepaulista compareceu em peso ao Teatro Municipal, alugado por 847 mil réis (próximo a vinte mil reais). A Semana é aberta com a palestra intitulada “A emoção estética da Arte moderna” do escritor Graça Aranha, ilustrada por comentários musicais e poemas de Guilherme de Almeida. Espalhadas pelo saguão do Teatro Municipal de São Paulo, várias pinturas e esculturas provocam reações de espanto e...
tracking img