Paper paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCOLA NA VISÃO DE PAULO FREIRE



RESUMO


Este trabalho tem por objetivo identificar na bibliografia do pedagogo Paulo Freire a visão dele com relação à escola nos seus mais variados aspectos. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas. Percebeu-se que Paulo Freire não inventou um método. Educação é muito mais que isto, ele inventou um conjunto detécnicas, uma ferramenta para responder as questões do tipo: ensina-me a fazer, por onde posso começar, onde posso chegar?A pesquisa realizada possibilitou conclusões como que a escola do futuro ainda é um sonho, mas não nos faltam esperanças para de alguma forma realiza-la, permitiu ver que na historia sempre ouve o questionamento de uma escola democrática capaz de criar cidadãos críticos com vozativa.


Palavras-chave: Professor-aluno. Vocação. Paulo Freire


1 INTRODUÇÃO


Este trabalho relata a biografia de Paulo Freire antes de tudo é um educador do qual nos deixou um imenso legado, e que seus exemplos serão seguidos por novas gerações. Ele foi um ser importante para a nossa revolução, sua ideia principal é a conscientização como o processo no qual as pessoas atingem auma profunda compreensão, tanto da realidade sociocultural que conforma sua vida quanto sua capacidade para transforma-la.

Sua proposta para educação é uma relação didática entre a ação e reflexão uma abordagem critica e reflexiva que seja baseada na pratica. Para ele a alfabetização é necessária conscientização, privilegiando a ação e o diálogo. Sua fundamental preocupação era dar oprocesso educativo condições essências para que este contribuísse a realização plena e consciente de cada homem no seio da sociedade.

O objetivo desde trabalho é explanar e argumentar a importância do professor, aluno, avaliação, comunidade escolar na visão de Paulo Freire.
As ideias desse trabalho estão fundamentadas em algumas de suas obras, contribuindo assim para uma formaçãodo sujeito.


Devemos ter consciência que suas obras são de suma importância para a formação docente, Paulo Freire é um exemplo do produto existencial histórico da nossa sociedade.




2 A ESCOLA NA VISÃO DE PAULO FREIRE


2.1 O PROFESSOR SEGUNDO PAULO FREIRE

Muitos professores estão engajados no ensino escolar adotando a pedagogia progressista de Paulo Freire. Poiso importante não é a transmissão de conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida. Ensinar é algo profundo, é uma forma de intervir no mundo, uma tomada de posição uma decisão por vezes até uma ruptura com o passado e o presente, referindo-se a mudanças reais na sociedade.

A escola progressista faz com que o professor e o aluno tenham totalsegurança do seu direito de aprofundar e aperfeiçoar mais com as tendências pedagógicas dentro da prática escolar.

“[...] A professora progressista ensina os conteúdos de sua disciplina com rigor e com rigor cobra a produção dos seus educandos, mas não esconde sua opção politica na neutralidade impossível de seu que fazer”. (FREIRE, 2000.p.22)

A relação professor- aluno é deigualdade se educam mediados pelo mundo.

Para ser realmente um educador deve ter competência e vocação, acreditar que mesmo não conseguindo mudar o mundo possa através de sua pratica mudar muita coisa para melhor.

“[...] O professor deve ensinar. É preciso fazê-la. Só que ensinar não é transmitir conhecimento”. (FREIRE, 1997.p.79).

Para Paulo Freire ensinar é muitomais que uma profissão é uma missão.
Ensinar exige que devemos interpretar e perceber o que ocorre dentro da escola, e deixar claro para o aluno que sua presença dentro da escola não esta passando despercebido.

“[...] Ensinar é sobre tudo tornar possível aos educandos, que epistemologicamente curiosos vão se apropriando da significação profunda do objeto somente como,...
tracking img