Paper imagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELEITURA DE IMAGEM

MARIA DALVA PORTILHO DE SOUZA
Professore: Magda Simone de Toni.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Artes Visuais – Disciplina: Arte
08/07/2011RESUMO

A leitura da arte ou a releitura não é apenas uma tentativa de cópia de trabalhos de artistas. É um trabalho no qual o aluno, consciente de forma explícita enfoca uma obra antes produzida, apartir de sua leitura, o aluno elabora outro texto visual. Releitura é um “fazer” a partir de uma obra. É ler novamente, é reinterpretar é criar novos significados. A Releitura é uma transformação,uma criação com base num referencial, num texto visual que pode estar explícito ou implícito na obra final.

Palavras chaves: Imagens plásticas; Criatividade; Ensino.

1 INTRODUÇÃO

Ao falar daimportância da arte, com suas diferentes metodologias, aplicadas na arte na educação e aos alunos contribui também o desenvolvimento criativo, aguçando a vontade do aluno ao interesse pela arte. Nessesentido, a arte e imagens passou a significar aos alunos a apropriação de saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e odesenvolvimento cultural social do cidadão (BRASIL, 1999).
Uma das particularidades do conhecimento em Arte está no fato de que, nas produções artísticas, um conjunto de idéias é elaborado de maneirasensível, imaginativa, estética, por seus produtores, exigindo para sua concretização que aprendam a trabalhar essas combinações, reelaborações imaginativas criativas, intuitivas, estéticas a partir dediversos elementos da experiência sensível da vida cotidiana e dos saberes da natureza, da cultura, da história, de seus contextos.

2 A ARTE VISUAL E A SUA INTERPRETAÇÃO NO ENSINO

As artesplásticas também desenvolvem a discriminação visual, que é essencial ao processo de alfabetização. Para uma criança de seis anos as palavras lata e bola são muito semelhantes porque têm a mesma...
tracking img