Paper de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A EDUCAÇÃO ENTRE OS POVOS PRIMITIVOS

Educação Difusa

Suzamari dos santos

Profª Viviane Aparecida Gomes Belz

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 9411)-Historia da Educação
12/12/2009

RESUMO

Este artigo tem por objetivo de apresentar, de forma bastante breve, a história da educação entre os povos primitivos,neste período o sistema de aprendizagem era dado principalmente pela educação Difusa, pela a imitação, no qual a criança aprendia,imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais,na sociedades tribais a aprendizagem acontecia a todo instante,em todos os lugares e todos participavam do processo educativo,mantinha-se o princípio de que ¨todos se educam¨,éessencialmente uma educação natural,espontânea,inconsciente,adquirida para toda a vida.

Palavras- chave: História da educação. Povos primitivos. Imitação.

1. INTRODUÇÃO

Ainda hoje existem regiões onde não há escolas, no entanto a educação não deixa de ocorrer, embora aconteça por processos diferentes daqueles utilizados pelo sistema escolar.
Ao estudarmos a História da Educaçãopercebemos que, em linhas gerais, a educação primitiva não se pautava pelo modelo escolar, como acontece atualmente, no entanto, existia educação, cujo objetivo é promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição da experiência de gerações passadas e no dia-a-dia com as atividades cotidianas de seu grupo e/ou tribo.

2. A educação entre povos primitivos

A educaçãoexiste mesmo onde não há escolas, nas sociedades dos povos primitivos, por exemplo, não existem escolas nem métodos de ensino, no entanto a educação não deixa de acontecer; neste sentido Monroe (apud PILETTI; PILETTI, 2006, p.12) diz que havia nesse período [...] o ajustamento da criança no seu ambiente físico e social por meio das experiências passada. A educação primitiva baseava-se natransmissão oral dos costumes, hábitos e tradições, através de um método de ensino natural, que acontecia em meio às atividades cotidianas, com o envolvimento de toda a comunidade. Era uma educação pragmática, voltada para o aprendizado de atividades, habilidades e comportamentos necessários à sobrevivência da criança e do jovem, sendo única e igual para todos. sendo a da criança e do jovem.ondiçnservamo md comportamentosidianas, entre os membros da comunidade. A escola era a aldeia, tal quais certas tribos indígenas conservam o método de educação primitiva, muitas ainda, na condição de ágrafas.
Segundo Aranha (2006, p. 34): “De maneira geral as sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral”.
Conforme a autora as primeiras comunidades que desenvolveramsistemas de educação, se basearam, inicialmente, na tradição, perpetuando valores e comportamentos através das gerações, principalmente nas sociedades ágrafas, marcando um processo de transmissão oral.

3. A educação Difusa

Uma das formas pelas quais a criança adquire os conhecimentos necessários entre os povos primitivos é a imitação, nos primeiros anos de vida a imitação é inconsciente. Ascrianças brincam com pequenas reproduções dos instrumentos utilizados pelos adultos.
Numa segunda etapa a imitação se torna consciente, elas aprendem a participar das atividades dos adultos através da imitação, ela vai aprendendo, pouco a pouco as diversas ocupações da tribo: a pesca e a caça, entre povos caçadores; guarda dos gatos entre outros
Todos participam do processo educativo, permitindo criaruma identidade étnica e cultural, os adultos demonstram muita paciência com as crianças e respeita o seu ritmo próprio, por meio dessa educação difusa de que todos participam, a criança toma conhecimento dos mitos ancestrais, desenvolve aguda percepção do mundo e aperfeiçoa suas habilidades.

4. A Educação e as cerimônias de iniciação
Entre os povos primitivos encontramos as cerimônias de...
tracking img